Na ocasião, a associação entregou uma carta ao ministro da Educação com sugestões para o aprimoramento educacional do Brasil em 2024
Em uma noite para celebrar os feitos de 2023, a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior – Amies, promoveu um jantar de confraternização com a presença de cerca de 200 convidados, entre associados, representantes de instituições e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário na quarta-feira, 29/11, no espaço Dúnia City Hall, em Brasília. O cantor cearense Guilherme Dantas foi a atração musical.
O evento contou ainda com solenidade em homenagem aos professores Antonio Veronezi (in memoriam), idealizador e fundador da Amies, representado pelo filho, Victor Veronesi; Inácio de Barros Melo Neto, primeiro presidente da Associação, e medalhas de mérito educacional a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Educação Superior no Brasil.
Foram agraciados os ministros da Educação, Camilo Santana e das Comunicações, Juscelino Filho; o vice-presidente do União Brasil, Antônio de Rueda; deputado federal e associado, Átila Lira; deputados federais Baleia Rossi e Eunício Oliveira; assessor jurídico, Esmeraldo Malheiros; associados Getúlio Moreira e Gervásio Meneses; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (representado pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá); o presidente do INEP, Manoel Palácios, o diretor do DAES, Ulysses Teixeira e Marlene Salgado de Oliveira (in memoriam), representada pela neta, Gabrielle Oliveira
Sugestões para 2024
Em um dos momentos mais marcantes da noite, o presidente da Amies, o deputado federal Moses Rodrigues, entregou nas mãos do ministro da Educação, uma carta com cinco sugestões para contribuir com o desenvolvimento da educação superior no ano de 2024.
Entre os principais pontos do documento, a ampliação do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e a retomada do Programa de Estímulo à Restruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), com a inclusão da modalidade à distância. A AMIES sugere ainda ações de estímulo à pesquisa e inovação na educação superior na rede privada, modernização e aprimoramento do marco regulatório da educação superior e do sistema e-MEC, além da revisão da política e dos procedimentos destinados ao credenciamento de instituições de ensino superior e à oferta de cursos de superiores na modalidade EAD.
“A Amies foi idealizada para dar voz e vez às instituições tradicionais, regionais e independentes que lutam pela educação superior de qualidade no país. Por isso, a Associação tem um papel fundamental na construção assertiva de uma educação de qualidade, e isso se dá através do diálogo. Ao propor ao Ministério da Educação uma revisão do marco regulatório da educação superior e dos programas educacionais, com estratégias de modernização e ampliação do acesso à educação, os benefícios ultrapassam os muros das instituições de ensino superior. Toda a sociedade é beneficiada por uma educação de qualidade”.
Fortalecendo o setor educacional
Ao longo de 2023, a associação, que possui instituições presentes nas cinco regiões do país, participou ativamente das discussões sobre a reforma tributária, a modernização e simplificação da política regulatória, a ampliação dos programas de financiamento estudantil, a política de formação médica do Brasil, a atualização dos instrumentos de avaliação, a regulação dos cursos a distância, a política de formação de professores e a reformulação do ensino médio.
Em 2024, a Amies promete seguir empenhada em apresentar propostas técnicas e relevantes para aprimorar as políticas públicas educacionais, com ética e responsabilidade social.
“A Amies é um espaço de amplo diálogo, com discussão de ideias e formulação de estratégias no intuito de transformar com excelência o setor educacional. Os desafios são grandes e estamos aqui para contribuir e fortalecer o setor, dando voz às instituições regionais, que lutam pela inclusão dos jovens no ensino superior, geram desenvolvimento, emprego e renda nas suas regiões”, finalizou o anfitrião, Moses Rodrigues.
Em sua lista de associadas, a Amies reúne entidades que têm qualidade acima da média e que não são vinculadas a interesses privados de grupos econômicos. Entre elas, a Universidade Santo Amaro – Unisa, o Centro Universitário INTA – Uninta, o Centro Universitário de Brasília – UniCeub, o Centro Universitário Santo Agostinho – Unifisa, o Centro Universitário Aparício Carvalho, o Centro Universitário UniFTC, a Faculdade de Medicina de Olinda – FMO e a Chrisfapi Faculdade do Piauí – CHRISFAPI.
Fonte: metropoles.com