A direção do Colégio Salesiano São Gonçalo afirma que o professor acusado de assediar alunos do ensino fundamental foi afastado ainda na semana passada, assim que a primeira acusação foi recebida. Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (1), a instituição garantiu que dá suporta aos estudantes e acompanha a apuração da Polícia Civil.
“O colégio repudia veementemente toda e qualquer violência contra as pessoas, especialmente contra os nossos alunos, que são a razão da existência da nossa instituição”, diz trecho do comunicado.
Os casos de assédio vieram à tona essa semana, após denúncia de mães e áudios com relatos dos abusos circularem nas redes sociais. Por conta do risco para a segurança, os alunos alvos do professor foram afastados também da sala de aula.
Segundo depoimento de uma mãe, o filho relatou que o alvo “preferido” do acusado eram meninos que apresentavam baixo desempenho nas matérias de Biologia e Matemática, ambas ministradas pelo suspeito. Em troca de melhorar a nota dos estudantes para que fossem aprovados, o homem teria pedido fotos sensuais, nudes e imagens com atos libidinosos.
Vítimas relataram que o professor era muito próximo dos alunos e afetuoso. Ele sempre os abraçava no horário de intervalo entre as aulas.
“Afirmamos aqui o nosso compromisso na resolução deste caso, que classificamos como gravíssimo, e faremos chegar a toda a comunidade educativa o desfecho final desta situação.
Diante do exposto, contamos com a compreensão e confiança de Vossas Senhorias, que nos confiam vossos filhos, nossos alunos, ao longo desses quase 130 anos de história”, finaliza o comunicado.
Ao menos 10 alunos acusam o professor de assédio e os supostos crimes estão sendo apurados pela Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente de Cuiabá (Deddica).
Confira nota na íntegra
O Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá vem a público fazer alguns esclarecimentos a respeito de denúncias envolvendo um professor do Ensino Fundamental e alguns alunos, divulgadas na imprensa e redes sociais.
Assim que o colégio tomou conhecimento do caso pela primeira vez, no dia 23 de novembro, tratou de providenciar a suspensão do docente de suas atividades;
O colégio não medirá esforços para que a verdade venha à tona e que a punição seja aplicada a quem for necessário;
O colégio vai aguardar as investigações e dar todo o suporte necessário para que o caso seja esclarecido;
O colégio repudia veementemente toda e qualquer violência contra as pessoas, especialmente contra os nossos alunos, que são a razão da existência da nossa instituição;
O colégio zela pelos bons princípios e valores éticos, morais, legais e religiosos, pois são os pilares nos quais acreditamos para a construção de uma sociedade justa e harmônica;
O colégio segue os princípios de São João Bosco, cujo foco principal são os jovens.
Afirmamos aqui o nosso compromisso na resolução deste caso, que classificamos como gravíssimo, e faremos chegar a toda a comunidade educativa o desfecho final desta situação.
Diante do exposto, contamos com a compreensão e confiança de Vossas Senhorias, que nos confiam vossos filhos, nossos alunos, ao longo desses quase 130 anos de história.
Cuiabá, MT, 01 de dezembro de 2023.
Diretoria do Colégio Salesiano São Gonçalo
Fonte: www.gazetadigital.com.br