O Corinthians está praticamente classificado para a Copa do Brasil de 2024. O Timão conta com a “força” do rival Palmeiras para encaminhar vaga no torneio nacional, tido como muito importante, especialmente pela alta premiação.
Como o Palmeiras está muito próximo de se garantir no top-6 do Campeonato Brasileiro, a tendência é que uma vaga para a próxima Copa do Brasil seja aberta via Campeonato Paulista, o que acabou beneficiando o Corinthians.
Os critérios da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para classificação para a copa nacional mudaram a partir deste ano. Se antes grande parte das vagas eram distribuídas pelo ranking nacional de clubes, agora a performance nos campeonatos estaduais passam a ter mais importância.
No Campeonato Paulista, por exemplo, os cinco melhores colocados garantem vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. O Corinthians, na época comandado por Fernando Lázaro, teve a sétima melhor campanha da edição de 2023, o que atrapalhou os planos do Alvinegro.
Com o título da Copa do Brasil do São Paulo, que inclusive eliminou o Corinthians na semifinal, a equipe de Dorival Júnior garantiu vaga direta para a Copa Libertadores e, consequentemente, para a copa nacional. Assim, o Timão precisa apenas que Palmeiras ou Red Bull Bragantino, que pegaram top-5 no Paulista, se classifique também para o torneio continental, abrindo assim uma vaga para a próxima Copa do Brasil. É o que está perto de acontecer.
O Palmeiras lidera o Brasileirão com 62 pontos e dificilmente saíra do top-6. O Corinthians, que não tem mais como se classificar de forma direta para a Copa Libertadores via liga nacional, agradece.
A Copa do Brasil de 2024 está prevista para começar no dia 21 de fevereiro, indo até 10 de novembro. Em caso de classificação, o Corinthians vai entrar na primeira fase do torneio.
Os representantes paulistas confirmados na Copa do Brasil até o momento são: Palmeiras, São Paulo, Ituano, Água Santa, Red Bull Bragantino e Portuguesa Santista (se classificou via Copa Paulista).
Fonte: www.gazetaesportiva.com