O Santos tem Yeferson Soteldo como um dos principais nomes no setor ofensivo da equipe. Com sua habilidade para servir os companheiros dentro da área, o venezuelano foi apontado por um estudo como um dos jogadores mais criativos entre os clubes da América do Sul.
Segundo o levantamento do CIES Football Observatory, Soteldo é o quarto com o melhor no índice de criação no continente, somando 1,41. Somente Maximiliano Núnez (1,69), do Nacional Potosí, Fabián Castillo (1,56), do Colo-Colo, e Héctor Villalba (1,52), do Libertad, ficam à frente do atleta do Peixe.
O estudo leva em conta a quantidade de passes importantes por partida junto das assistências esperadas por oportunidades criadas. Entre todos os jogadores no mundo com pelo menos 630 minutos disputados em ligas nacionais, o atacante Ousmane Dembélé, do PSG, lidera a lista, com 2,36.
Best creators* (>630' for same team in current domestic league season), 6⃣6⃣ leagues 🌐
🥇 #OusmaneDembele 🇫🇷 (@PSG_inside)
🥈 #LeroySane 🇩🇪 (@FCBayern)
🥉 #NicoWilliams 🇪🇸 (@AthleticClub)
* As per @CIES_Football 📊 index, full data & method 👉https://t.co/9P0mWTxu1Z pic.twitter.com/wekD4qi9ba— CIES Football Obs (@CIES_Football) November 15, 2023
Em 2023, Soteldo soma sete assistências em 28 jogos com a camisa do Santos. O número poderia ser ainda maior se o atleta não tivesse sofrido com lesões durante a temporada e conseguisse ficar mais tempo em campo. Já pela seleção da Venezuela, ele deu um passe para gol em seis atuações.
De acordo com dados do Sofascore, Soteldo possui uma média de 1,8 passes decisivos por partida quando atua pelo Campeonato Brasileiro. O jogador de 26 anos também tem a maior média de dribles certos por partida na competição, com 3.
O camisa 10 terá a chance de atuar pela Venezuela nesta Data Fifa nos jogos contra Equador e Peru, nos dias 16 e 21 de novembro. Já no dia 26, Soteldo defenderá o Santos no confronto contra o Botafogo.
Fonte: www.gazetaesportiva.com