As mudanças na rotina, os ajustes nos formatos de trabalho e as crises econômicas e sociais que temos vivido, podem despertar sentimentos e emoções negativas como cansaço, medo, tristeza e solidão, além de ansiedade e estresse. Diante disso, é importante sabermos que a maneira como interpretamos a realidade pode intensificar ou prolongar esse desconforto emocional.
Manter o bem-estar é uma tarefa diária e, nesse caminho, precisamos reconhecer como estamos nos sentindo e fazer o que está ao nosso alcance para a manutenção de uma boa saúde mental. Por isso, separamos quatro dicas para auxiliar você no dia a dia:
1 – Cuide do seu sono.
Uma boa noite de sono contribui para a melhora do bem estar emocional. O recomendado para a maioria das pessoas é em torno de oito horas por dia. Evite alimentos pesados antes de dormir e tente preparar o seu corpo e o ambiente para poder relaxar e renovar as energias para um novo dia.
2 – Pratique meditação.
A prática da meditação é importante para acalmar a mente e o corpo. Além de ter o poder de trazer mais tranquilidade para a nossa vida, a meditação nos ajuda a enxergar as situações com mais clareza e contribui para o equilíbrio emocional.
3 – Faça pausas.
O excesso de estímulos a que estamos expostos e, muitas vezes, o excesso de trabalho, podem resultar em malefícios à nossa saúde física e mental. É muito importante incluir na rotina momentos de desconexão que possibilitem o afastamento das questões diárias e a vivência de experiências positivas.
4 – Busque apoio psicológico.
Em muitos casos, a ajuda profissional pode ser indispensável para cuidar da saúde mental. Quando percebemos um sofrimento que tem nos gerado prejuízos como, por exemplo, não conseguir realizar as suas atividades do dia a dia, não hesite em buscar apoio psicológico para cuidar de você.
Lembre-se: o cuidado com a saúde mental é um compromisso de longo prazo e um exercício constante da sua jornada em direção à saúde, bem-estar emocional e qualidade de vida.
Confira a agenda completa de atividades aqui e participe!
Fonte: unimedpoa.com.br