Empresa Caribus culpou a Prefeitura de Cuiabá pela paralisação dos motoristas do transporte coletivo, na manhã desta segunda-feira (6). Funcionários reclamam de atraso nos salários e empresa acusa que a pendência é por conta da falta de repasse do município. Em nota, a prestadora de serviço deu razão aos servidores e disse que quer acordo com o Executivo.
Já a Prefeitura de Cuiabá informou que a paralisação nada tem a ver com o Executivo e o motivo do descontentamento dos funcionários é relacionado com a empresa Caribus.
“Pedimos desculpas à população de Cuiabá pelo transtorno causado pela falta de transporte público neste 6 de novembro. (…) A Caribus esclarece que o atraso no pagamento dos benefícios está diretamente relacionado à falta de repasses adequados por parte da Prefeitura de Cuiabá”, cita a nota de posição da empresa.
Leia também – Com alertas de temporais, calor chega a 43°C no Estado
Na tarde desta segunda, a empresa informou que já efetuou todos os salários em atraso dos motoristas. Portanto, não há mais paralisação na Capital.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac), Edval Luiz, o protesto sempre é necessário quando se esgotam todas as formas de diálogos sem que o problema seja superado. E que entende que medidas extremas penalizam a população, mas destaca que o motorista também é pai de família e a sua vida depende desses benefícios trabalhistas.
Os trabalhadores paralisaram os serviços nesta segunda-feira, principalmente na região do Osmar Cabral, Pedra 90, Coxipó e Industriário, em Cuiabá.
Paralisação afetou pelo menos 20% da frota. A Caribus afirmou que está disposta em entrar acordo com a Prefeitura de Cuiabá para que seja pago, ao menos, metade da dívida.
Leia a nota na íntegra:
A empresa Caribus vem a público para abordar a paralisação dos serviços de transporte público realizada pelos trabalhadores em Cuiabá na manhã de segunda-feira, 6 de novembro, de maneira clara e direta:
Pedimos desculpas à população de Cuiabá pelo transtorno causado pela falta de transporte público neste 6 de novembro. Reconhecemos justa a paralisação e estamos fazendo esforços para encontrar uma solução.
A Caribus reconhece a legítima insatisfação dos funcionários e esclarece que o atraso no pagamento dos benefícios está diretamente relacionado à falta de repasses adequados por parte da Prefeitura de Cuiabá.
Entendemos que a administração municipal possui obrigações contratuais relacionadas a esses repasses, e a ausência desses pagamentos afetou nossa capacidade de cumprir nossos compromissos contratuais.
Caribus reitera seu compromisso em relação ao pagamento dos benefícios e tem feito todos os esforços possíveis, apesar dos desafios financeiros causados pelos repasses insuficientes da Prefeitura de Cuiabá.
Reconhecemos a legitimidade das dívidas pendentes e estamos ativamente engajados em buscar um diálogo construtivo com a administração municipal e outras autoridades para resolver esse impasse financeiro por meio de reuniões e negociações.
Estamos determinados a encontrar os recursos devidos de acordo com os contratos estabelecidos com a administração municipal, a fim de assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços de transporte público em Cuiabá.
Pedimos a compreensão de todos os envolvidos e reforçamos nossa disposição em colaborar com todas as partes para restaurar eficientemente os serviços de transporte público.
Agradecemos a compreensão de todos e acreditamos que, por meio de esforços conjuntos e um diálogo construtivo, poderemos superar essa desafiadora situação”.
Fonte: gazetadigital.com.br