A falta de chuvas em Mato Grosso força o replantio de soja em mais de 70% das áreas plantadas. De acordo com o Instituto de Economia Agropecuária (IMEA), cerca de 70,05% das áreas já foram semeadas no estado, mas o atraso em relação ao ano passado já chegou a 23,46 pontos percentuais.
Ainda conforme análise do IMEA, no comparativo com a média dos últimos cinco anos, os trabalhos a campo da safra atual estão atrasados em 1,60 pontos percentuais.
Para garantir mais agilidade no processo de replantio, as sementes prontas são uma das alternativas mais viáveis, bem como a escolha de variedades com ciclo mais curto
Produtores de soja em Campo Verde (cerca de 130 quilômetros de Cuiabá), a família Pruckniesky já precisou refazer o plantio em 100 hectares. Desta vez, apostaram nas sementes prontas para a rapidez do processo.
“Essa safra 23/24 está sendo bastante desafiadora. Nossas áreas são um pouco mais arenosas e tivemos que replantar 100 hectares. Toda safra nós preparamos a semente, mas este ano compramos semente pronta da Agro-Sol para esse replantio e vimos como é importante. Semente prontinhas, grafitadas que com cerca de dois dias já germinou. Qualidade excelente”, afirmou Gustavo Pruckniesky.
Destaque no mercado das sementes, a Agro-Sol disponibiliza estoque variado e próximo ao produtor rural, com garantia de entrega no momento certo. A companhia dispõe de dois centros de distribuição que são estrategicamente localizados próximo ao produtor, o Seed-Place na BR-163 e o outro em Campo Verde.
“Infelizmente não é o cenário que gostaríamos de presenciar em Mato Grosso. Por meio dessa campanha, a Agro-Sol se solidariza com os agricultores de soja e reafirma seu compromisso em fornecer as melhores soluções para enfrentar os desafios climáticos. Estamos ao lado dos produtores, oferecendo suporte na entrega de sementes de qualidade 100% prontas, para garantir um plantio rápido e seguro, esperando uma colheita bem-sucedida, mesmo diante das adversidades”, afirmou o diretor-executivo da Agro-Sol Sementes, Eduardo Dallastra.
Fonte: cenariomt.com.br