MT: TEMPESTADES: Após calor extremo e seca, MT tem alerta para riscos de inundações

MT:  TEMPESTADES:   Após calor extremo e seca, MT tem alerta para riscos de inundações
Compartilhar

O aviso meteorológico do Inmet é válido para até o fim da manhã desta quarta-feira (1º) e alerta para o risco de ventos intensos e raios

De acordo com o Inmet, estão previstas precipitações entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora ou até 50 mm ao dia

Após estiagem prolongada e ondas de calor registradas nos últimos dois meses, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de tempestades em boa parte de Mato Grosso.

De acordo com o Inmet, estão previstas precipitações entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora ou até 50 mm ao dia, ventos intensos de até 40 km por hora, queda de granizo e raios.

O aviso meteorológico, publicado na terça-feira (31), é válido para até o fim da manhã desta quarta-feira (1º).

Leia também:

Desmatamento na Amazônia piora em até 4ºC o calor na região

O documento alerta ainda para o perigo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e de alagamentos.

Foi o que ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), quando ruas ficaram alagadas devido à forte chuva e mais de 10 árvores caíram em pontos distintos de Cuiabá.

Uma delas fica nas imediações da Praça das Lavadeiras, no bairro Lixeira.

Por lá, uma residência foi atingida por árvore e acabou sendo interditada.

Ainda ontem pela manhã, os bombeiros trabalhavam no corte dos galhos e troncos. Não houve feridos.

Conforme a Defesa Civil, em aproximadamente hora, a precipitação registrada foi de 60mm.

Também, segundo a Energisa Mato Grosso, seis mil clientes foram impactados com a tempestade, a maior parte na região central da Capital, com mais de 500 ocorrências em atendimento, como quedas de galhos sobre a rede e fios rompidos.

“Por isso, a companhia pede atenção à população quanto à segurança. Ao ver cabo partido, ainda que seja de telefonia ou internet, a orientação é não tocar, pois ele pode estar energizado”, alertou por meio da assessoria de imprensa.

O correto é isolar a área e chamar a Energisa. Um dos canais de atendimento é o 0800-646 4196.

Ainda na segunda, segundo a consultora da Energisa, a meteorologista Ana Paula Paes, o vento passou dos 70km/h com 30 mm de chuva em uma única hora.

Além disso, dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe) registraram 698 descargas elétricas no período.

Conforme Ana Paula, a instabilidade atmosférica foi provocada pela combinação de calor, umidade e o padrão de ventos na baixa e média troposfera.

No Estado, as regiões que estão sob o aviso meteorológico do Inmet estão o Nordeste, Centro-Norte, Sudeste e o Centro-Sul.

Entre os municípios, estão Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Alto Taquari, Araguaiana, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Jaciara, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger e Tesouro.

O Inmet orienta ainda que, em caso de rajadas de vento, a pessoa não deve abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Também não se estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propagandas.

Fonte:  diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %