O Santos se vê em uma situação semelhante às duas últimas edições do Campeonato Brasileiro. Restando 12 rodadas para o fim da competição nacional, a equipe está ameaçada pelo Z4 e tenta evitar o que seria o rebaixamento inédito.
Com uma campanha ruim, o Peixe trocou de técnico algumas vezes até decidir pela efetivação de Marcelo Fernandes. Ele retornou ao time como um interino, sucedeu Aguirre e ajudou o Santos a respirar na tabela, enfileirando três vitórias consecutivas. Agora, a equipe figura na 14ª posição, a três pontos da zona da degola.
Um dos trunfos de Marcelo na arrancada santista foi mudança de esquema. Logo em sua primeira partida, diante do Bahia, fora de casa, ele utilizou um sistema com três zagueiros e viu o Peixe virar o jogo em Salvador, dando início à reação.
A estrutura foi mantida para os duelos contra Vasco e Palmeiras, os quais o Peixe também saiu vitorioso. A ideia, contudo, não vem de agora e já foi promovida por um antigo conhecido do clube.
Em setembro 2021, Fábio Carille foi anunciado como técnico do Santos para tirar o time da briga contra o descenso, substituindo o então treinador, Fernando Diniz. Com dificuldade para conseguir resultados imediatos, o comandante rapidamente adotou o sistema de três zagueiros.
As opções de Carille naquele período eram: Emiliano Velásquez, Kaiky, Robson Reis, Wagner Palha, Danilo Boza, Alex Nascimento e Luiz Felipe. Vale recordar que Marcelo Fernandes trabalhava como auxiliar do treinador.
Desta forma, a equipe fez uma campanha de recuperação e se livrou do rebaixamento. O Peixe terminou o Brasileirão em décimo lugar na tabela, com 50 pontos.
Em um momento de dificuldade, Marcelo recorreu ao mesmo esquema para tentar repetir a dose na atual temporada. Ele promoveu alguns ajustes táticos no time e conseguiu deixar o ambiente mais leve. Mas ainda não há nada a se comemorar.
O próximo desafio do Santos é contra o Red Bull Bragantino, vice-líder do Campeonato Brasileiro. O confronto está agendado para quinta-feira que vem, a partir das 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 27ª rodada do torneio. A equipe alvinegra busca um novo resultado positivo para continuar se afastando do Z4.
Fonte: www.gazetaesportiva.com