Obra contribui para um atendimento de qualidade aos moradores de 18 municípios da Região Sul do Estado
O bombeiro militar Avalone Santos da Silva, 47 anos, de Cuiabá, ficou internado 37 dias na unidade de saúde. Ele estava em operação na cidade de Guiratinga e teve complicações ocasionadas por uma cirurgia realizada no apêndice dias antes. Apesar da dor que sentia, Avalone conta que sua estadia no hospital foi atenuada pelo bom atendimento que teve e pela estrutura do local.
“Tive um atendimento excepcional, fora de série. Todos do corpo clínico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, recepcionistas e outros profissionais me trataram com muito respeito. Além da melhoria no atendimento, percebi também que o lugar está com mais conforto, mais salubridade e moderno”, destaca o paciente.
Para a paciente Marlene Ferreira Lima, 54 anos, de Rondonópolis, este tipo de melhoria estrutural e de atendimento é o que a região precisava. “Vim fazer uma cirurgia de vesícula no hospital e o atendimento é incomparável. Essa reforma e os serviços ofertados aqui é tudo que nossa região precisa”, pontua Marlene.
Nos últimos quatro anos, o Hospital Regional de Rondonópolis passou por diversas melhorias, como reforma da sala administrativa, coordenação, nutrição, isolamento, diretoria e enfermarias. Na unidade, foram ampliadas novas enfermarias e refeitórios, além de realizadas melhorias no repouso médico, no posto médico, Núcleo Interno de Regulação, na casa de gás, área da caixa d’água, no banheiro feminino e masculino da emergência e no local de entrada da ambulância.
“O hospital é referência para 19 municípios da região sul do estado. A gestão trabalha para que os pacientes dessas cidades tenham um atendimento de alta complexidade com eficiência. Conforme sempre é reforçado pelo governador Mauro Mendes, a atual gestão investe na reforma e modernização de todas as unidades de saúde, além de também investir na capacitação dos nossos profissionais”, informou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Estão em andamento as manutenções e melhorias no almoxarifado da unidade, na recepção do ambulatório, nas enfermarias, nos postos de enfermagem, no repouso feminino e masculino da clínica médica, na UTI, sala de repouso da hemodiálise, sala da pediatria, na Central de Material Esterilizado e no centro cirúrgico.
As melhorias contribuirão para um atendimento de mais qualidade para cerca de 600 mil habitantes da região, sendo eles dos municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.
O hospital dispõe de 143 leitos, sendo 93 clínicos, 30 de UTI e 20 de emergência. A unidade atende as especialidades de ortopedia, cirurgia geral, bucomaxilo, urologia, otorrinolarinogolia, vascular, neurolocirurgia, oftalmologia, cardiologia, pediatria, cirurgia pediátrica, infectologia e nefrologia.
Para a diretora do hospital, Milena Polizel, os investimentos no local beneficiam os pacientes e também os servidores. “Estamos felizes com a obra já realizada e em andamento na nossa unidade. Vejo diariamente o avanço delas e percebo que, além dos pacientes, nossos trabalhadores também são beneficiados porque eles contam com um espaço moderno e amplo para executar os serviços”, pontuou Milena.
A secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da SES, Mayara Galvão, explica que a continuidade da obra não interfere no atendimento aos pacientes, que continuam os tratamentos no local e, sempre que necessário, podem ser realocados dentro da própria unidade hospitalar. “Nossas equipes estão empenhadas na conclusão da obra e trabalham com atenção para não prejudicar os serviços ofertadas no hospital”, diz Mayara.