Não eram cinco horas da manhã, quando Fernanda Maria Sampaio chegou aos pés do Morro de Santo Antônio para começar uma longa trilha de subida. A atividade, que pode até parecer corriqueira para alguns, para ela demonstrou a possibilidade de vencer um grande desafio, uma vez que está em tratamento contra o câncer de mama e colo de útero, o que acaba trazendo algumas dificuldades físicas.
Fernanda Maria não estava sozinha nesse desafio, realizado nesta última semana. Estava acompanhada da filha e de outros 100 pacientes que travam um embate com o câncer, além de claro, médicos que fizeram todo o acompanhamento do íngreme percurso. Ao chegar ao fim da trilha, ela comemorou a vitória com todos que estavam presentes e que, juntos, compõem o grupo Life – Curadas para Curar.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“Hoje vencemos essa etapa e em breve comemoraremos o final do meu tratamento”, exclamou Fernanda Maria. A subida no Morro de Santo Antônio faz parte da programação do Outubro Rosa e foi concretizada pela clínica Oncolog em parceria com o Instituto Márcio Cardi e Instituto Único. A intenção é chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
Esses dois são os tipos de tumores que mais atingem o público feminino. Em 2021, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 18.361 brasileiros morreram em decorrência do câncer de mama. E a estimativa é de que sejam constatados 70 mil novos casos da doença somente neste ano de 2023. “É preciso sempre enfatizar a importância do diagnóstico precoce”, disse André Crepaldi, diretor da Oncolog.
Fernanda Sampaio atualmente está realizando um longo tratamento para se curar do câncer. Na Oncolog, ela realiza acompanhamentos médicos e faz a imunoterapia, que consiste em combater o avanço do tumor pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente. A ideia é de que, com o uso de medicamentos específicos, o corpo elimine a doença de forma mais eficiente e com menos toxicidade.
Para André Crepaldi, é importante levar ao conhecimento público as diversas novidades que existem hoje no combate ao câncer e, em especial nesse período, ao de mama e colo de útero. Por isso, a importância de ações como a subida ao morro do Santo Antônio. “Subi junto com as pacientes e outros colegas de trabalho para firmar o meu apoio e empenho nessa luta”.
De acordo com o especialista, apesar de hoje as pessoas já terem mais conhecimento sobre sinais de câncer, é preciso sempre reforçar a importância do diagnóstico precoce. “Quanto antes é descoberto, maiores as chances de vida. Então, apoiamos muito iniciativas como essa e estamos honrados em ser parte desse projeto, que nos possibilitam contribuir para a conscientização”, pondera Crepaldi.
Tâmara Gomes dos Santos, uma das fundadoras do grupo Life – Curadas Para Curar, falou sobre a importância da iniciativa, que surgiu há quatro anos, a partir da união de amigas que compartilham a experiência desafiadora de enfrentar o câncer. “Compreendemos que ninguém deveria passar por isso sozinho e decidimos estender a mão e apoiar outras mulheres que estavam na mesma batalha”.
Ela afirma que hoje, cerca de 150 pessoas em tratamento contra o câncer compõem o movimento. “Ao longo desses anos, nossa família cresceu. São mães, esposas, irmãs, trabalhadoras, pessoas comuns que precisam de apoio em sua jornada. Existimos para lembrá-las de que não estamos sozinhas, que juntas somos mais fortes. Nossa missão é celebrar a vida e inspirar a esperança”.
Ussiel Tavares, que é presidente do Instituto Mário Cardi Filho, celebrou a conclusão da trilha. “O Instituto Mário Cardi Filho está comprometido em lutar por cada paciente. Nossa subida é uma metáfora para a escalada jurídica que enfrentamos contra o câncer. Vamos superar todas as barreiras juntos. Estamos aqui para nos fortalecer”, considerou.
Outubro Rosa
Ainda este mês, será realizada a 4ª Caminhada e Roda de Conversa, agendada para o dia 21, na sede da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM-MT). O tema do encontro será “Você já tocou o sino hoje?”, simbolizando a celebração das vitórias alcançadas e da vida, mesmo nas circunstâncias desafiadoras.
São parceiros do evento – Oncolog, Oncocenter, Dr Wilson Garcia, Dr André Crepaldi, Instituto Mário Cardi Filho, Grupo Bom Futuro, Água Lebrinha, Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros Militar.
Fonte: copopular.com.br