Tem início nesta quinta-feira (5), as 19 h, o curso “Formação Antirracista: metodologia e base teórica para a elaboração de projetos”. Na ocasião, será lançada também a programação oficial da 3ª edição da Semana da Consciência Negra. A ação é realizada por Edna Sampaio (PT) em parceria com os movimentos sociais organizados.
O curso acontecerá no Palácio da Instrução, todas as quintas-feiras, às 19h, de 05 de outubro a 30 de novembro. A ação homenageia os 20 anos da lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, a qual foi sancionada durante o governo Lula.
O objetivo é capacitar professores e líderes de movimentos sociais sobre propostas e projetos de educação antirracista que estão em desenvolvimento ou podem ser desenvolvidos tanto nas escolas como em outros espaços educativos.
A formação está dividida nos eixos: a) lei 10.639/03, b) fundamentos do racismo no país, c) história do movimento negro e d) literatura negra feminina.
A ação tem a parceria da Assembleia Social, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Quilombo (Neabi Quilombo) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secel-MT).
Programação
A abertura será nesta quinta (5), às 19h, com a mesa redonda “A educação antirracista em pauta”, com presença de um dos coordenadores da elaboração do pré-projeto da lei 10.639/03, o professor José de Oliveira, pesquisador em Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial.
Também participam a vereadora Edna Sampaio (PT), que é doutora em Ciências Sociais, e as pesquisadoras Rosângela Aparecida Cardoso, especialista em Letras pela Universidade Federal Mato Grosso, de Curitiba (PR), Ana Carolina Borges, pós-Doutora em História e docente da UFMT, Priscila Scudder, gerente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi Quilombo) e docente da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) e lideranças do movimento negro local.
No dia 11 de outubro, das 19h às 21h30, acontece a aula inaugural, com o tema “20 anos da lei 10.639/03: desafios e conquistas “, ministrada pelo professor José de Oliveira.
No dia 19 de outubro, será vez da professora Ana Carolina Borges, com o tema “História do movimento negro no Brasil”.
No dia 26, o tema será “Discutindo o racismo no Brasil: Fundamentos”, com Priscila Scudder e Edna Sampaio e, no dia 09 de novembro, o tema “Literatura negra de autoria feminina no Brasil: a escrevivência como rasura da história única”, com a professora Rosângela Cardoso.
Os próximos encontros, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, serão dedicados à orientação dos projetos trazidos pelos alunos do curso, que são, em sua maioria, educadores e estudantes de pós-graduação.
“Queremos que os professores venham, discutam, compreendam o que é o racismo e saiam daqui em condições de desenvolver projetos nas suas escolas para trabalhar a política educacional antirracista. Estou muito animada, pois é a primeira vez que vamos abrir a programação antes mesmo de novembro”, disse Edna Sampaio.
Fonte: gazetadigital.com.br