A união entre o cão e o homem pode dar certo. O assunto traz à tona uma importante reflexão, em especial, nesta quarta-feira (4), em que é celebrado o Dia Mundial dos Animais. Um estudo, realizado pela fabricante de alimentos para animais, Mars Petcare, mostra que os benefícios gerados podem ir muito além da convivência harmoniosa, transformando-se em uma potente ferramenta de desenvolvimento social.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Para ilustrar isso, os dados apontam que o contato entre crianças e animais aumenta em 81% a motivação em sala de aula. Já no quesito relações interpessoais, a melhora é de 68%. A educação animal é vista como uma estratégia pedagógica eficaz que possibilita o aperfeiçoamento dos métodos de aprendizagem e, consequentemente, de socialização entre os alunos.
Contudo, promove ainda a conscientização coletiva acerca da defesa de seus direitos dos animais. Em Cuiabá, essa metodologia já é realidade na International School of Cuiabá (ISC). A protagonista, nesse caso, é a Golden Retriever Belle, de apenas três anos, que se transformou em uma figura indispensável na rotina dos estudantes.
A diretora-pedagógica, Zenaide Brianez, é sua responsável. Ela conta que Belle chegou à família ainda bebê. Com o passar do tempo, já maiorzinha, a canina foi inserida, por meio de adestramento e, de acordo com a sua docilidade, no cotidiano das escolas, conquistando o coração de todos.
“Escolhemos a raça e um canil adequado. Acompanhamos a vida da Belle desde a barriga de sua mãe até o nascimento e só a pegamos após o desmame. Ela é nossa bebê, faz parte de nossa família e agora das empresas. Um verdadeiro presente em nossas vidas e nas vidas de famílias e estudantes”, aponta Zenaide.
Com perfil dócil e agradável – característico à raça, Belle responde aos comandos em inglês e com base na aplicação do método ‘Therapy Dog’ (Cão Terapia), está pronta para o cotidiano, convivendo de forma harmônica com crianças e adultos, bem como entre às instituições, onde colabora.
Nos ambientes internos, desfila elegantemente, espalhando “lambeijos” e doses de carinho extra, atraindo os olhares por onde passa, encantando até mesmo os mais tímidos.
Como é explícito, Belle é a mascote oficial das instituições. Entretanto, acumula mais um cargo de destaque: ‘AUssistant’. A função permite uma interação ampla entre os alunos e colaboradores, proporcionando momentos marcantes de alegria e descontração, propagando a cultura de respeito aos animais e ao meio ambiente na esfera escolar.
A pequena Chiara Sachet, matriculada na International School Cuiabá, conta que a Golden Retriver é vista como um otimismo a mais durante a rotina de estudos. “Quando não estamos com muita vontade de estudar, ela vem passear aqui na sala, nos alegra. A Belle é carinhosa e eu a amo.”
Fonte: copopular.com.br