Javier Milei, candidato ultradireitista, continua surpreendendo nas pesquisas
O cenário surpreendente das eleições primárias na Argentina, chamadas PASO, com o economista de direita Javier Milei na liderança, começou a se reorganizar após o primeiro impacto, segundo as pesquisas analisadas pela CNN e especialistas consultados pela reportagem.
Pouco mais de um mês após as primárias, a CNN elenca abaixo quem é o favorito para vencer as eleições gerais e quem são os potenciais candidatos a um segundo turno.
Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!
Relembrando números das primárias
Nas eleições primárias, Javier Milei obteve 29,8% dos votos, seguido pela coalizão Juntos pela Mudança, com 28% — divididos entre Patricia Bullrich (16,81%) e Horacio Rodríguez Larreta (11,19%).
Por fim, a coalizão Unión por la Patria ficou com 27,3% dos votos. Ela incluía Sergio Massa (21,43%) e Juan Grabois (5,85%).
Ainda assim, aquele dia não pode, necessariamente, ser tido como resultado futuro. Em primeiro lugar, porque foram disputadas eleições internas do partido, e nada garante que quem votou no candidato perdedor de uma coalizão vote novamente dentro do mesmo partido.
Segundo uma pesquisa recente do Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica (Celag), quase 16% dos eleitores não sabem se vão repetir o voto e mais de 2% estão determinados a alterá-lo.
Além disso, o nível de abstenção foi recorde, e a tendência histórica é de aumento da participação nas eleições gerais.
Fonte: cnnbrasil.com.br