Deputado federal Emanuelzinho (MDB) conquistou um lugar de destaque no cenário político, sendo reconhecido como um dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, conforme a lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
De acordo com o divulgado pelo DIAP, para ser nomeado “cabeça” do Congresso Nacional, o parlamentar precisa atender alguns requisitos que serão avaliados, como, por exemplo, a capacidade de conduzir debates e negociações.
“Se destacam a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo”, diz a publicação.
Atualmente, Emanuelzinho é o vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados e é o único representante de Mato Grosso na lista, em seu segundo mandato como deputado federal, eleito em 2018 pelo PTB e reeleito pelo MDB em 2022.
Pesquisa revelou que dos 100 parlamentares mais influentes que orientam o processo decisório no Congresso Nacional em 2023, 71 são deputados e 29 são senadores. Notavelmente, 69% deles fazem parte da base de sustentação do governo, enquanto 31% integram a oposição.
Fonte: gazetadigital.com.br