Professor aposentado da UFMT, ele foi treinador e um dos grandes incentivadores das corridas no Estado
O professor Expedito Sabino era aposentado pela UFMT
O treinador de atletismo e professor aposentado de Educação Física da UFMT, Expedito Sabino da Silva, morreu na manhã desta quinta-feira (28), em Cuiabá, aos 82 anos.
Ícone do atletismo mato-grossense, Sabino sofria com as complicações do Alzheimer, que o levou recentemente à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da Capital, onde acabou morrendo.
Sabino já esteve em Olimpíadas e é um dos criadores de importantes corridas de rua mato-grossenses, como a Corrida de Reis, realizada anualmente nos primeiros dias de janeiro.
Em 2020, na inauguração do Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso, ele foi homenageado pelo governador Mauro Mendes (União).
Expedito Sabino recebendo homenagem do governador Mauro Mendes em 2020
“Eu nunca acreditei que isso [o COT] iria sair. O pessoal saberá o que é o atletismo. […] A gente chegava e ganhava. Jorilda Sabino ganhava correndo só na rua, porque não tinha atletismo aqui”, disse à época.
Jorilda Sabino foi uma atleta descoberta pelo treinador na década de 80. Ela ficou nacionalmente conhecida correndo descalça na Corrida de São Silvestre, em São Paulo.
Expedito Sabino era professor de Atletismo no curso de Educação Física da UFMT e se aposentou em 1998.
Por meio de nota, a UFMT lamentou o falecimento. A Faculdade de Educação Física e a Federação de Atletismo de Mato Grosso emitiram nota lamentando a morte do atleta.
“Lamentamos esta irreparável perda do esporte brasileiro e se compadece com a dor dos familiares, amigos, atletas, dirigentes e pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com o Professor Expedito Sabino, importante e carismática pessoa que Deus levou”, consta em trecho da nota.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Fonte: midianews.com.br