Moradores ocuparam o plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande para protestar contra a falta de água, na manhã desta terça-feira (26). A manifestação ocorre na mesma sessão em que o presidente do diretor presidente do DAE-VG, Carlos Alberto Simões de Arruda, foi convidado para prestar esclarecimentos na Casa de Leis.
Nos vídeos é possível ver diversas pessoas com cartazes com frases de apelo aos parlamentares: “precisamos de água, vereadores nos ajudem”, “chega de brincadeira, Dae, queremos água”, “água não é luxo, é vida”, “sem água não temos comunidade”.
Durante a oitiva, vereadores questionam o fato de alguns bairros continuarem sofrendo com o desabastecimento, mesmo estando dentro da região de cobertura da Estação de Tratamento de Água (ETA).
O diretor do DAE, por sua vez, atribuiu parte do problema às ligações clandestinas, que, segundo ele, além de “desviar” a água, causa prejuízos ao departamento e prejudica novos investimentos.
“Cerca de 27 mil ligações que estão fora da base e consomem água do DAE. Isso está inserido dentro da porcentagem de perda, que é além de ser considerado um prejuízo físico, também é considerado um prejuízo econômico. Essa situação agrava muito a renda do DAE para que a gente possa fazer os investimentos necessários”, disse.
Fonte: gazetadigital.com.br