MT: TRANSPORTE URBANO: Prefeito revela estudo para implantar o VLT apenas em Cuiabá

MT:  TRANSPORTE URBANO:   Prefeito revela estudo para implantar o VLT apenas em Cuiabá
Compartilhar

Articulação é feita pelo deputado federal Emanuelzinho (MDB), filho de Emanuel, que busca aval do Governo Federal

Secom-MT

A polêmica entre governador e prefeito em torno do VLT pode prejudicar Cuiabá e VG

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) voltou a defender a implantação do Veículo Leva sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, durante Audiência Pública, na Câmara Municipal, na sexta-feira (15).

A reunião foi proposta pelo vereador Luis Cláudio (PP), para discutir a questão da implantação do modal BRT em Cuiabá e Várzea Grande.

Leia também:

Estado tem 4 obras da Copa do Mundo de 2014 para concluir

Emanuel reafirmou sua posição contrária e revelou que o deputado federal Emanuelzinho (MDB), seu filho, está estudando a possibilidade de implantar o VLT apenas em Cuiabá, com o aval do Governo Federal.

“Emanuelzinho começou a articular em Brasília e estudar a viabilidade de, com o apoio do Governo Federal  implantar o VLT somente em Cuiabá. Se Várzea Grande mudou de ideia, nós vamos respeitar, mas nós não mudamos de ideia. Tudo será estudado. Emanuelzinho vai tentar realizar o sonho dos cuiabanos de ter o VLT”, disse ele.

Emanuel afirmou que, desde 2011, defende a implantação do VLT em Cuiabá.

Destacou que sua defesa do modal é baseada em argumentos históricos e que esse sistema de transporte representa um passo em direção ao futuro, à modernização e à melhoria da mobilidade urbana.

“A implementação do BRT representaria um retrocesso para Cuiabá. Não podemos deixar passar esta oportunidade de transformar o transporte coletivo e a mobilidade urbana da nossa capital. Temos que acabar com o complexo de inferioridade de Cuiabá. Temos que nivelar por cima os serviços públicos para a população. Cuiabá não nasceu para ser liderada, nasceu para liderar. Temos sede de progresso, de modernidade. Defender BRT é reviver o passado, fazer uma maquiagem no transporte”, afirmou.

O deputado federal Emanuelzinho expressou sua preocupação sobre o futuro de Cuiabá e Várzea Grande com a implantação do BRT.

“Estamos observando como a introdução do BRT está afetando negativamente Várzea Grande, devido à falta de planejamento adequado. Isso é algo que não podemos aceitar em Cuiabá, e eu gostaria que Várzea Grande também não enfrentasse esse problema. Estou empenhado em lutar para evitar que isso aconteça. Estamos estudando essa questão com o aval do Governo Gederal e do Governo Estadual, buscando uma alternativa mais moderna e bem planejada para Cuiabá. O objetivo é trazer algo que já tenha um planejamento viável e, se for o caso, concretizá-lo. Acredito que o VLT é a melhor opção, pois, mesmo que pareça um passo atrás inicialmente, sua viabilidade ambiental, técnica e econômica é muito superior ao BRT”, declarou o deputado.

Emanuelzinho também demonstrou apreensão à possibilidade de venda dos vagões do VLT para o Governo da Bahia, e conclamou ao Governo do Estado que não realize essa transação, já pensando na possível utilização das composições na capital.

O vereador Luis Cláudio, propositor da Audiência Pública, informou que analisou o traçado do BRT na cidade de Cuiabá, justamente para que não aconteça o que foi imposto à cidade de Várzea Grande.

“Tentaram usar o mesmo projeto do VLT para o BRT, mas adicionaram um traçado sem que se realizasse uma discussão. O BRT vai subir a Getúlio Vargas, vai fazer o contorno no Choppão, vai descer a Generoso Ponce/Isáac Póvoas e vai ser concomitante ao serviço de transporte já em uso? Como vai se fazer o embarque? E a discussão nunca foi promovida. É feita à revelia”, disse.

Fonte:  diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %