O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, participou no dia 29 de agosto, do lançamento do Anuário Abrelivros 2023, que nesta edição aborda o tema: “Os cinco anos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Na oportunidade, o secretário, que é vice-presidente nacional da Undime, representou o município de Várzea Grande e a instituição no evento que aconteceu na sede da Biblioteca Nacional, em Brasília.
A segunda edição do Anuário Abrelivros apresenta números atualizados do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os indicadores centrais da Educação, com um conjunto de informações sobre a produção de conteúdos didáticos – que chegaram a 30,6 milhões de alunos nas escolas públicas brasileiras em 2022. A edição tem como foco a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde a concepção até a chegada à sala de aula e retrata como esse trabalho é essencial para a construção de políticas educacionais democráticas.
Ao longo da edição de 2023, serão encontradas correspondências entre o mundo pedagógico e o editorial, ao lado das entrevistas feitas com educadores, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e editores.
Em sua fala, o secretário Silvio Fidelis, destacou que todos os educadores e dirigentes devem trabalhar para o efetivo desenvolvimento do aluno, não importando se na rede municipal tiver 400 ou 1 milhão de estudantes. “Eles precisam de nós e do instrumento que é o livro didático. Tivemos a recente experiência da pandemia, e nesse período, o que chegava para as nossas crianças era o livro. Temos a tecnologia para avançar, mas não podemos nos esquecer dessa ferramenta [livro] que chega e faz a diferença na vida das crianças. Para nós é uma alegria poder falar do livro didático”, completou.
Participaram do evento, o presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais), Angelo Xavier; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; Anita Martinez Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação; Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Fonte: odocumento.com.br