A vereadora Maysa Leão (Republicanos) afirmou que vai denunciar o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) junto ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por conta de uma postagem em suas redes sociais em que insinua que a parlamentar defende estupradores.
Maysa usou a Tribuna da Câmara para anunciar as medidas, e chegou a chorar, ao lembrar que os comentários dos seguidores do deputado, após serem incitados pela postagem, desejavam que ela, sua mãe e sua filha fossem estupradas.”Graças a Deus minha filha não mora em Cuiabá e pode circular (…) se ela morasse aqui eu não deixaria ela sair na rua”, disse chorando durante sessão desta quinta-feira (31).
Maysa Leão disse que solicitou no privado para que Cattani apagasse a postagem e depois encaminhou um ofício para o gabinete dele, que respondeu que não iria apagar e solicitou que ela procurasse a justiça.”
Leia também – Deputado Gilberto Cattani adere ao ‘Dia do Patriota’ em MT
“Ele é tão acima da lei assim? Que mesmo respondendo na Comissão de Ética ele tem a coragem de através de seus advogados, dizer que não vai apagar a publicação. Não vou cessar à violência. A vereadora é contra a castração química de estupradores, a vereadora é a favor de estupradores. É isso que o deputado está propagando. E ele pode tudo? Esse homem representa o Mato Grosso? Representa o PL? Representa à Assembleia Legislativa de Mato Grosso?”, questionou.
“Ele me pediu para entrar na justiça, eu vou fazer. Ele pediu para eu fazer boletim de ocorrência, as medidas judiciais, eu vou fazer. Comuniquei a deputada Janaina Riva (MDB), que é presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) (…) enviei tudo para ela, e eu espero não ficar nessa luta sozinha”, completa.
Após seu desabafo, o líder do prefeito, vereador Luís Cláudio (PP), voltou a pedir que seja colocado em votação o pedido de cancelamento do título de cidadão cuiabano para Gilberto Cattani. A Câmara de Cuiabá avalia emitir uma nota de repúdio contra Cattani e cobrar explicações da Assembleia Legislativa (ALMT).
O Caso
O deputado estadual Gilberto Cattani recortou trecho de uma entrevista da vereadora Maysa Leão, em que ela relatava o aumento dos casos de estupros e se posicionou contra a proposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de castração química contra quem comete tal crime.
Segundo ela, seria o mesmo que voltar a barbárie em tempos medievais, e lembrou que a medida poderia atingir inocentes, já que existem caso, que se prova a inocência depois da prisão.
Cattani postou em seu instagram, distorcendo a fala, dizendo que a vereadora defendia estupradores. Diante disso, a parlamentar sofreu diversos ataques e ameaças de estupro e violência.
Fonte: gazetadigital.com.br