Prorrogação para a escolha da nova direção do MDB em Cuiabá, por conta de racha interno, vai muito além da inimizade entre o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB). Divergências passam por candidatura própria em 2024, filiação de vice-prefeito e quem comandará a sigla na Capital.
Presidente provisório do MDB de Cuiabá, Francisco Faiad, afirmou que permanecerá a frente da legenda apenas se chegar a um consenso na composição. Já a parlamentar Janaina Riva deixa claro o interesse em indicar um nome que não seja ligado a Emanuel.
Tanto que a indicação do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Rafael Bastos, já é defendido nos bastidores para assumir o partido na Capital. Bastos é próximo do presidente Carlos Bezerra e Janaina Riva. Porém, Emanuel quer ter a palavra final.
Outro ponto divergente seria a possibilidade do MDB ter ou não candidatura na sucessão de Emanuel Pinheiro. Deputada afirma que, atualmente, não vê chances disso acontecer.
“Hoje, eu acho muito difícil com o Emanuel na prefeitura. É difícil que nós tenhamos um candidato, mas não é impossível. A gente conversou com o Botelho e tudo mais”, justificou.
Janaina classifica a gestão de Emanuel como “desastrosa” e que por isso o MDB deveria apoiar outra candidatura. Já o prefeito acusa Janaina de tentar deixar a sigla “no colo” do governador Mauro Mendes (União).
Atual presidente da legenda, também defende uma candidatura própria. Faiad acredita que o MDB permanece forte na Capital e que por isso tem condições de apresentar um nome para a disputa.
“Eu vejo clima, o MDB comanda a prefeitura por 8 anos, tem um [deputado] federal de Cuiabá, [deputado] estadual de Cuiabá, temos dois vereadores e isso faz com que tenhamos sim todas as chances lançar um nome a prefeito de Cuiabá”, defendeu.
Mais nova polêmica no ninho emedebista em Cuiabá é a possível filiação do vice-prefeito José Roberto Stopa, que hoje está no PV e se coloca como pré-candidato em 2024. Faiad defende sua filiação e o convidou oficialmente. “Ele cabe perfeitamente, um excelente companheiro e houve convite. Eu mesmo pessoalmente fiz este convite para ele se filiar ao MDB”.
Porém, Janaina diz que Stopa não tem identidade com o partido e que isso também é um entendimento de boa parte da direção estadual.
“Essa decisão vai ter que ser tomada pelo colegiado. Vocês sabem a minha opinião, eu não vejo identidade do Stopa com nosso partido. Hoje o partido, a maioria da formação, é uma formação partidária que não entende que ele é o melhor candidato para o partido, mas em nenhum momento também vou ficar agredindo, nada disso. É legítimo ele pleitear, mas vai ser decidido pelo colegiado. É a minha posição, do [deputado] doutor João, do Tiago Silva, do Carlos Bezerra”, pontuou.
Previsão é que a escolha do novo diretório municipal do MDB de Cuiabá ocorra entre outubro e novembro.
Fonte: gazetadigital.com.br