A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu nesta sexta-feira o Torneio dos Campeões, de 1937, como primeiro Campeonato Brasileiro, tornando assim, o Atlético-MG tricampeão brasileiro.
Depois disso, o clube conquistou mais duas vezes o Campeonato Brasileiro: 1971, ainda quando era disputado no formato de mata-mata, e em 2021, em pontos corridos.
“Primeiro CAMpeão Brasileiro, Clube Atlético Mineiro! O campeonato de 1937, tão valorizado pela Massa, agora foi oficialmente reconhecido como o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol”, comemorou o Galo nas redes sociais.
Agora é Preto no Branco: Confira o ofício da @CBF_Futebol, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, que reconhece o #Galo como TriCampeão Brasileiro. 🏴🏳️#CAMpeãoDe37 #GALOTriCAMpeãoBrasileiro #GaloPaixãoNacional 🏆🇧🇷 pic.twitter.com/isamDwq7tH
— Atlético (@Atletico) August 25, 2023
O documento assinado por Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, reconhece “o Torneio dos Campeões como o Campeonato Brasileiro de 1937 e, com isso, o CAM como Campeão Brasileiro de 1937). A CBF ainda enfatiza que a competição foi “o primeiro torneio interestadual e de relevância nacional”.
O campeonato conquistado pela equipe mineira naquela época foi criado pela Federação Brasileira de Futebol, que se fundeou à Confederação Brasileira de Desportos (antecessora da CBF), e contou com a participação dos campeões estaduais de 1936 dos estados de: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Outras federações não participaram pois tinham conflito de interesses com a entidade organizadora. Dessa forma, os times que participaram do torneio, além do Atlético-MG (campeão mineiro), foram: Aliança e Liga Marinha (campeão do Estado do Rio de Janeiro), Fluminense (campeão do Distrito Federal), Portuguesa (campeão paulista), Rio Branco (campeão do Espírito Santo).
Os clubes jogavam entre si em turno e returno. Aquele que fizesse a maior pontuação levantaria a taça. O Galo, que venceu quatro jogos, perdeu um e empatou outro, fez 13 pontos e foi consagrado campeão, com o Fluminense como vice.
O documento também revela que, quando a CBF, então presidida por Ricardo Teixeira, unificou os títulos brasileiros de 1959 a 2010, o Atlético-MG ainda não havia formalizado o requerimento, o que impossibilitou tal análise.
Com o “novo” título, o Atlético-MG entra em campo neste domingo para enfrentar o Santos, às 16 horas (de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo que marca a estreia da Arena MRV em competições oficiais.
Fonte: www.gazetaesportiva.com