O CRO-MT participou, nesta quarta-feira, 23 de agosto, da assembleia conjunta entre o Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de Odontologia realizada em Palmas-TO. Na ocasião, a Odontologia Hospitalar foi divulgada como nova especialidade para a odontologia brasileira, sendo aprovada por unanimidade.
A odontologia hospitalar conquistou um espaço significativo na saúde de toda a população e deu enorme contribuição no combate à COVID colocando mais uma vez os Cirurgiões-Dentistas e a odontologia em evidência. Entendendo a importância para os pacientes em Unidade de terapia intensiva – UTI, o sistema conselhos de odontologia uniu forças para transformar a especialidade em realidade.
A presidente do CRO-MT, Dra. Wânia Dantas, esteve presente na assembleia e celebrou mais essa vitória da categoria.
“Nossa gestão reacendeu o debate para a criação da especialidade da odontologia hospitalar. Conquistamos nosso lugar junto às equipes multidisciplinares nas UTIs diminuindo muito o tempo de intubação dos pacientes, evitando também a recorrência de infecções respiratórias”, afirmou.
A partir de agora, a maior e melhor odontologia do mundo, passa a contar com mais uma especialidade, a odontologia hospitalar, cujos especialistas estão preparados para atuar no ambiente hospitalar, garantindo mais saúde e bem estar aos pacientes.
Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a Odontologia Hospitalar é uma realidade que hoje estamos comemorando, visando a melhoria na qualidade de vida. “A importância do Cirurgião-Dentista nas UTIs é fundamental para reduzir as chances de infecção ao paciente internado e, consequentemente, possibilitar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Parabéns odontologia brasileira, parabéns Odontologia Hospitalar”.
Os critérios e regulamentação serão divulgados em breve pelo Conselho Federal de Odontologia.
Fonte: cromt.org.br