Há anos, o Santos vive uma dificuldade para encontrar um lateral direito que se firme na equipe titular. Nas últimas temporadas, vários jogadores foram utilizados na posição, mas nenhum agradou.
Atualmente, o elenco santista conta com João Lucas e Gabriel Inocêncio, além de Júnior Caiçara, que foi anunciado nesta segunda-feira. Nathan também fazia parte do grupo, mas foi emprestado após ser flagrado em uma balada.
Desde a saída de Nathan, João Lucas e Inocêncio vinham alternando na titularidade da posição. Nenhum dos dois, no entanto, vinha convencendo. Assim, o técnico Diego Aguirre foi em busca de alternativas para enfrentar o Grêmio, neste domingo.
O uruguaio optou por escalar Joaquim de lateral direito. Inocêncio ficou no banco e João Lucas nem sequer foi relacionado. O zagueiro já exerceu a função no Cuiabá e se destacou na vitória de 2 a 1 sobre os gaúchos.
“O Joaquim foi bem na lateral, fez um bom jogo, mas não foi improviso. O Joaquim já jogou assim no Cuiabá, vários jogos. Falei com ele na semana. Ele disse que se sente bem na lateral. Tem jogo aéreo, algo que estava fraco. Essa foi a decisão”, explicou em coletiva.
Na etapa final, Aguirre decidiu tirar Joaquim, que já tinha um cartão amarelo. A escolha, porém, não foi por Inocêncio. Ele decidiu colocar o volante Tomás Rincón e passar Lucas Braga para a lateral.
Minutos depois, o camisa 30 também precisou sair. Mais uma vez, a opção não foi por um lateral de origem. Dodi entrou no setor.
“Passei o Lucas Braga para a lateral, pois estávamos perdendo. Por isso, acho que ele poderia apoiar. Depois o Braga sentiu cãibra e coloquei o Dodi. Eu gosto muito dele, eu perguntei se ele poderia jogar ali e foi bem”, completou Aguirre.
Na próxima rodada, contra o Atlético-MG, o comandante não poderá contar com Joaquim, que está suspenso. Assim, ele terá que quebrar a cabeça novamente para escalar o Santos. A boa notícia é que Júnior Caiçara já começou a treinar com o elenco e pode ser novidade.
“Perdemos o Joaquim e teremos que pensar em outra alternativa. Ainda não tenho uma resposta. Preciso pensar. Vamos decidir isso nos próximos dias. O Caiçara ainda não treinou. Vamos decidir na semana”, finalizou Aguirre.
O Alvinegro Praiano visita o Galo no domingo, às 18h30 (de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No momento, o Santos está na 17ª colocação do Brasileirão, com 21 pontos, assim como o Bahia, que é o primeiro time fora da zona do rebaixamento.
Fonte: www.gazetaesportiva.com