Primeira-dama da capital ganha cada vez mais densidade eleitoral com sua atuação nas áreas social e de defesa dos direitos das mulheres
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV) é a liderança feminina que mais tem ganhado densidade eleitoral no cenário político do estado. O trabalho social e participação nas ações de combate a violência contra as mulheres na capital é o “motor” que tem impulsionado a sua popularidade.
Após sua estreia nas disputas eleitorais em 2022, enfrentando o poderio e artilharia pesada da máquina do estado comandada pelo governador Mauro Mendes, Márcia Pinheiro provou que tem a política no sangue potencial para alçar voos de longo curso. A condição de esposa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) mais atrapalha do que ajuda a carreira da administradora de empresas e especialista em gestão pública.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Exatamente por ser casada com o prefeito cuiabano, ela está Impedida pela legislação de ser candidata à sucessão do marido no Palácio Alencastro.
Independente deste detalhe legal, Márcia Pinheiro desmente os que diziam que ela “desapareceria” do cenário político após a eleição devido a sombra de Emanuel Pinheiro. Está acontecendo exatamente o contrário.
A primeira-dama vem trabalhando nos bastidores para consolidar sua liderança política e reforçar suas bases para o pleito de 2026 quando poderá tentar novamente a conquista do cargo de governadora, deputada estadual ou federal e até mesmo o de senadora.
Para tais projetos, ela se credenciou com louvor nas eleições de 202. Sem nunca ter sido candidata a cargos eletivos pú- blicos, Márcia Pinheiro acabou em segundo lugar na disputa pelo governo do estado. Foram 267.172 votos ou 16,41% de preferência do eleitorado.
O desempenho da estreante foi ainda mais impressionante quando se considera que o seu adversário principal no pleito era um governador no exercício do mandato. Durante quatro anos, Mauro Mendes sequer teve adversário para lhe fazer oposição e confrontá-lo no percurso.
Com um trabalho consistente, ainda que voluntário, junto as áreas social e de defesa dos direitos das mulheres da prefeitura cuiabana, Márcia Pinheiro mostra que, independentemente de ter ou não um cargo eletivo, tem muito para contribuir para melhorar a vida das pessoas mais necessitadas não apenas de Cuiabá, mas também de outros municípios.
Fonte: copopular.com.br