Medida tem como objetivo conter o avanço da doença nas aves do território fluminense e foi publicada no Diário Oficial de hoje (18)
Primeiro caso foi registrado no RJ em maio
DIVULGAÇÃO/SECRETARIA DE DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou, na última quinta-feira (17), estado de emergência zoossanitária de 180 dias por causa da gripe aviária. A medida, que tem como objetivo conter o avanço da doença nas aves do território fluminense, foi publicada no Diário Oficial de hoje (18).
VEJA TAMBÉM
Cachorro é baleado durante tiroteio na zona oeste do Rio de Janeiro
Padrasto suspeito de espancar o enteado de 6 anos é preso na Baixada Fluminense
Suspeito é preso por morte de professora carbonizada na zona oeste do Rio e dá detalhes do crime
No dia 22 de maio de 2023, o Ministério da Agricultura tomou as mesmas providências, para evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna silvestre e a saúde humana.
A Secretaria de Agricultura recomendou, na ocasião, que a população evitasse contato direto com aves caídas, mortas ou não, domésticas, silvestres ou exóticas e migratórias, além de mamíferos aquáticos de qualquer espécie.
Ainda foi informado que suspeitas de contaminação devem ser comunicadas ao Núcleo de Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental municipal.
Fonte: noticias.r7.com