Os serviços são ofertados pelo Cridac, Ceope, Cermac e MT Hermocentro para a Praça da Matriz
Os serviços estão sendo ofertados na Praça da Matriz, em frente à Prefeitura de Poconé. Para o atendimento, é necessário um documento oficial com foto (RG ou CNG), CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e caderneta de vacinação.
“Nossa proposta é levar os serviços da SES ao usuário do Sistema Único de Saúde que está na baixada cuiabana e no interior do Estado. Queremos incluí-lo e promover o acesso à nossa cartela de serviços especializados. Assim, fazemos um trabalho itinerante com eficiência e inclusão”, diz o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Durante os dois dias de atendimento, a SES disponibiliza três carretas que estão estacionadas na praça. Na carreta ortopédica do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) serão entregues cadeiras de rodas, muletas, andadores, bengalas, cadeiras de banhos, palmilhas, órteses e próteses. Já na carreta do MT Hemocentro fará coleta de sangue de doadores voluntários e cadastrará candidatos à doação de medula óssea.
Já o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) faz orientação sobre saúde bucal à população. A equipe do Ceope está ao lado da carreta do Cridac.
No local, está também a carreta do Imuniza Mais MT para a vacinação das pessoas que estão com a caderneta vacinal desatualizada. Estão disponíveis todos os imunizantes do calendário básico infantil, como febre amarela, hepatite b, poliomielite, varicela, antitetanica, meningo acwy, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10, DTP, tríplice viral, influenza e coronavírus.
O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) ainda capacita os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Poconé para o diagnóstico e tratamento da hanseníase. O curso ocorre no prédio da Secretaria.
A expectativa é de que sejam atendidas mais de 200 pessoas durante os dois dias de atendimento na cidade. Conforme explica o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, o projeto visa percorrer diversas cidades do estado em parceria com os municípios.
“Somente em 2023, percorremos mais de cinco municípios do interior do Estado e atendemos cerca de 2 mil pessoas. Nossa proposta é ampliar esse número e incluir as pessoas que estão distantes dos serviços especializados”, afirma o gestor.