O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) sediou, na sexta-feira, dia 11 de agosto, a II Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado, no Auditório do Conselho.
A ação, que teve como objetivo discutir a realidade da saúde bucal do serviço público de Mato Grosso, aconteceu em parceria com a Coordenadoria de Saúde Bucal (COSABU), Superintendência de Atenção à Saúde Primária (SAS), Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e Saúde Digital-MT e contou com mais de 100 participantes.
Presente no evento, a coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, falou sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal.
“Esse momento é imprescindível para identificarmos as necessidades dos territórios para depois fazermos os planejamentos adequados. Queremos ouvir os profissionais nos estados e municípios para uma estratégia de acordo com a melhor política de saúde possível”, diz a coordenadora.
A presidente do CRO-MT, Dra. Wânia Dantas, destacou a importância dos temas e discussões na excelência em atendimentos em todo o Estado, considerando a extensão e as peculiaridades de cada região.
“Trouxemos os coordenadores e profissionais dos escritórios regionais para falar da sua realidade e, juntos, alinharmos a oferta do serviço à comunidade”, afirmou Wânia.
A gestora destacou ainda que “Esse é um encontro de fortalecimento e valorização da classe. O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, neste momento, se coloca como parceiro para fazer essa ponte entre gestores estaduais, municípios e profissionais, respeitado as peculiaridades de cada região”
Programação da Reunião
Os participantes puderam se informar sobre temas como: “O papel do CRO-MT na fiscalização da saúde bucal no serviço público”, “Teleodontologia”, “Implementação da Política Nacional de Saúde Bucal”, “Reorganização do Serviço em Saúde Bucal” e a “Formação de ASB e TSB e suas competências na ESB” e também sobre o aplicativo Câncer Bucal.
O evento destacou ainda que o CRO-MT está de portas abertas para outros conselhos que queiram entender o modelo de gestão do conselho mato-grossense, visto que ele é o único do com país com o certificado ISO 9001.
Fonte: cromt.org.br