MT: Estudantes de Várzea Grande vão representar a Rede Estadual de Ensino em campeonato nacional de robótica

MT:   Estudantes de Várzea Grande vão representar a Rede Estadual de Ensino em campeonato nacional de robótica
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Gêmeas Débora e Daniele Ferreira, de 16 anos, vão compor equipe com estudantes de escolas privadas

Duas estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Júlio Muller, em Várzea Grande, vão embarcar para o Rio de Janeiro para competir no Festival Sesi de Robótica Off Season. Realizado pelo Sesi Nacional, o evento ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital fluminense.

Alunas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) pelo Novo Ensino Médio, Débora e Daniele Ferreira, de 16 anos, são gêmeas e vão compor uma equipe com outros oito estudantes de escolas privadas. No total, a etapa nacional terá 90 equipes disputando três modalidades – F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 metros de altura e 56 kg.

Segundo Débora, as aulas de robótica educacional geram muitos benefícios à rotina escolar. Um deles, frisa, é ter a noção do que virá pela frente.

“É importante termos essa noção no Ensino Médio porque a Indústria 4.0 já é realidade e é nesse momento da formação que definimos em qual área profissional queremos atuar”.

Daniele também pensa de forma semelhante à irmã, tanto que as duas foram selecionadas para o evento.

“Meu primeiro contato com a robótica foi quando estudava o 9º ano do Ensino Fundamental, durante uma visita ao Senai. Me interessei muito e hoje faço parte de uma das turmas de mecatrônica”, contou.

Na opinião das gêmeas, a robótica educacional, além de ser algo que mexe com a rotina de cada estudante, também provoca uma reação em grupo. “Nos tornamos mais unidos e escutamos mais os colegas, pois, aqui é tudo realizado em grupo. É um fator de união em sala de aula, certamente”, finalizou Daniele.

Conheça as modalidades do campeonato:

F1 in Schools – Não são só a velocidade do carro na pista e o desempenho dos robôs na arena que contam. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.

FTC – Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19 kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.

FRC – Os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.

 

Fonte:  cenariomt.com.br

 


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