Os dois projetos foram viabilizados com recursos de editais do Programa MT Criativo promovido pela Secel-MT
Selecionada no edital MT Criativo, a Flow é uma galeria de arte com tecnologia de tour 360º. São três salas expositivas que podem ser acessadas por computadores ou dispositivos móveis, de forma gratuita.
Além da contemplação, as obras poderão ser adquiridas de forma facilitada, por meio de sistema integrado de compra disponível no site. Em sua exposição de lançamento, a galeria conta com obras das artistas plásticas Dilma Gaião e Luana Venson e do fotógrafo Lu Oliari.
Já o jogo eletrônico, chamado de Projeto Digoreste, foi selecionado no edital Jogos Eletrônicos – Games, também promovido pela Secel-MT. Em 2D e com dinâmica de caça-palavras, o game traz como tema o linguajar cuiabano e está disponível gratuitamente em computadores e em dispositivos móveis com sistema operacional android.
“O game é uma ferramenta importante de valorização do linguajar cuiabano, um dos principais patrimônios imateriais mato-grossense. A utilização de jogos eletrônicos como ferramenta para a preservação, valorização e difusão da cultura tem sido uma ótima estratégia em vários países”, comenta o idealizador do projeto, Lu Oliari.
Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, os dois projetos mostram o potencial dos negócios criativos em Mato Grosso.
“São projetos contemplados nos editais do programa MT Criativo que apontam a vocação de Mato Grosso na produção de jogos eletrônicos e de negócios criativos. O game traz o conceito de gamificação na educação como uma importante ferramenta de ensino e valoriza o linguajar cuiabano. E a galeria online conta com uma pegada de difusão da cultura e das artes visuais. Estamos contentes com os resultados desses projetos”, expõe Keiko.
Serviço
Lançamento Galeria Flow e Projeto Digoreste
Quando: sexta-feira (28.07), às 7h30
Local: Casa Cuiabana (Av. General Valle, 181, Bandeirantes, Cuiabá)
Mais informações: @flowgaleria e @projetodigoreste