O São Paulo foi derrotado pelo Cuiabá neste sábado, por 2 a 1, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, graças aos gols de Clayson, de pênalti, e Pitta, em partida marcada pelas polêmicas interferências do VAR. Nathan descontou para o Tricolor, já nos acréscimos do segundo tempo.
O árbitro de vídeo foi o protagonista do confronto deste sábado. Na etapa complementar, ele contrariou a decisão do árbitro de campo duas vezes, e em ambas Bruno Mota Correia (RJ) acabou mudando sua interpretação dos lances com o auxílio da tecnologia, algo que deixou os são-paulinos bastante insatisfeitos.
Com o resultado negativo, o Tricolor viu chegar ao fim sua sequência de seis jogos sem derrota na atual temporada, perdendo também a oportunidade de se manter no G4 do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor agora volta o foco para o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, na próxima terça-feira, na Neo Química Arena. O Cuiabá, por sua vez, só entrará em ação novamente no fim de semana seguinte, contra o Internacional, pelo Brasileirão.
Sobrou na defesa, deveu no ataque
O São Paulo entrou em campo disposto a ditar o ritmo de jogo e teve mais posse de bola ao longo do primeiro tempo. Todavia, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior, que não correu riscos defensivamente, enfrentou dificuldades para encontrar bons passes e chegar ao gol do Cuiabá, que se postou muito bem na etapa inicial.
A primeira boa chance são-paulina aconteceu aos 14 minutos, quando Marcos Paulo fez uma jogada individual e rolou para Caio Paulista chegar batendo de primeira, de chapa, mandando no cantinho, mas para fora. Mais tarde foi a vez de Pablo Maia arriscar de fora da área, soltando a bomba, porém, faltou pontaria.
O Tricolor voltou a assustar o Cuiabá somente na reta final do primeiro tempo. Aos 36, Marcos Paulo deu passe por elevação para Wellington Rato, que chegou na linha de fundo e tocou para Calleri dominar e girar batendo, tirando tinta da trave. Pouco depois, aos 40, foi a vez de o argentino aparecer na marca do pênalti para completar de cabeça o cruzamento de Rodrigo Nestor, mas Walter fez ótima defesa para manter o 0 a 0 no placar.
Cuiabá perde pênalti
Logo no início do segundo tempo o Cuiabá teve um pênalti marcado a seu favor após Caio Paulista esbarrar com Fernando Sobral dentro da área. Inicialmente o árbitro não sinalizou a infração, mas, após a revisão do VAR, ele voltou atrás. Deyverson foi para a cobrança, mas carimbou a trave, desperdiçando uma grande oportunidade para colocar os donos da casa na frente.
Após o lance, Dorival Júnior acabou sendo expulso por reclamar da arbitragem. Luciano, no banco de reservas, recebeu cartão amarelo e, como estava pendurado, terá de cumprir suspensão no próximo compromisso do São Paulo no Campeonato Brasileiro, contra o Bahia.
VAR entra em ação novamente, e Cuiabá tem 2º pênalti
Minutos depois de perder um pênalti, o Cuiabá ganhou outro, novamente com a ajuda do VAR. Desta vez a tecnologia sinalizou falta de Diego Costa em Fernando Sobral em uma disputa dentro da área bastante questionável. Clayson foi quem bateu e, ao contrário de Deyverson, não desperdiçou, estufando as redes do goleiro Rafael e colocando o Dourado em vantagem no placar.
Em desvantagem, Lucas Silvestre, que ficou no comando da equipe após a expulsão de Dorival Júnior, decidiu promover algumas mudanças, mas quem acabou chegando ao gol mais uma vez foi o Cuiabá. Pitta tabelou com Fernando Sobral, saiu cara a cara com Rafael e tocou no cantinho para encaminhar a importantíssima vitória cuiabana na Arena Pantanal.
Antes do apito final, já no último lance da partida, o São Paulo ainda conseguiu descontar com Nathan, completando a boa jogada individual de Caio Paulista pela esquerda, mas foi só na Arena Pantanal.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 22 de julho de 2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Farinha (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
Gol: Clayson, aos 20 do 2ºT, Pitta, aos 33 do 2ºT (Cuiabá); Nathan, aos 53 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Diego Costa, Calleri, Luciano, Erison, Pablo Maia (São Paulo); Jonathan Cafú, Marllon (Cuiabá)
Cartão vermelho: Dorival Júnior.
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme; Fernando Sobral (Ronald), Raniele e Denilson (Lucas Mineiro); Jonathan Cafú (Wellington Silva), Clayson (Iury Castilho) e Deyverson (Pitta).
Técnico: Bruno Lazaroni.
SÃO PAULO: Rafael; Nathan, Arboleda, Diego Costa e Caio Paulista; Pablo Maia, Luan (Alisson) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Wellington Rato (Juan), Marcos Paulo (Luciano) e Calleri (Erison).
Técnico: Dorival Júnior.
Fonte: www.gazetaesportiva.com