Desde o início da semana eles enfrentam dificuldade para locomoção devido a restrição
Estudantes realizaram na quinta-feira (20) um protesto contra a restrição do passe livre estudantil para o transporte público. O ato teve início na Praça Ipiranga, seguindo em direção à sede da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e depois à Prefeitura de Cuiabá.
Desde o início da semana, estudantes de escolas estaduais e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) relatam dificuldades para locomoção devido à restrição do uso do cartão estudantil em ônibus da Capital.
Durante a manifestação, os estudantes marcharam da praça em direção à sede da MTU. De acordo com manifestantes, ao chegarem ao local, a entidade teria fechado as portas e se recusado a atendê-los.
Vídeos mostram que, diante da situação, os alunos se posicionaram sentados no meio da Rua Joaquim Murtinho, na frente da associação. Em seguida, os estudantes se dirigiram à Prefeitura de Cuiabá, se aglomerando na entrada do Palácio Alencastro.
Estudantes foram para a frente da MTU protestar
Segundo os estudantes, a medida das empresas restringe a participação de atividades academicas realizadas nos contra turnos das aulas, como atividades de pesquisa e extensão. Atividades estas que são exigidas pela universidade para a conclusão dos cursos acadêmicos.
Em notam a MTU afirma que o “sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande está funcionando normalmente”.
De acordo com a empressa, os cartões devem ser recarregados na insituição de ensino e funcionarão conforme as especificidades de cada estudante em relação ao horário de aula.
Confira a nota MTU na integra:
A MTU informa que o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande está funcionando normalmente.
No que diz respeito ao Passe Livre Estudantil de Cuiabá, a MTU esclarece que:
– Para que o estudante obtenha o benefício do Passe Livre é necessário que o mesmo esteja matriculado em uma unidade de ensino pública ou privada de Cuiabá;
– É necessário que a instituição de ensino vincule o estudante ao sistema online da MTU, que fica disponível para as instituições;
– É necessário que o aluno faça diariamente a validação do cartão estudantil na maquinha instalada na unidade de ensino, onde o mesmo está matriculado. Por dia, são liberados créditos de retorno para casa e ida para escola no dia seguinte;
– O Passe Livre Estudantil é garantido conforme a grade curricular do aluno, conforme determina a Lei do Passe Livre (Lei nº 4.141 de 14 de dezembro de 2001, alterado pela lei nº 4.727 de 10 de janeiro de 2005). Os estudantes matriculados no período matutino podem usar o benefício das 4h às 14h59. No vespertino, o período se estende das 10h às 19h59. Já os estudantes matriculados no período noturno podem usar o passe livre das 16h às 01h59. Ou seja, qualquer outra atividade, deve ser informada na grade curricular e informada a MTU para ter a garantia do benefício.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Fonte: midianews.com.br