Por Iúri Medeiros
O Corinthians não teve uma grande atuação, mas conseguiu um resultado importante na Sul-Americana. A equipe bateu o Universitario por 1 a 0 na Neo Química Arena e joga por um empate na volta para garantir a classificação às oitavas de final do torneio continental.
Como esperado, Vanderlei Luxemburgo mandou a campo um time alternativo, com jogadores com pouca minutagem e jovens da base. Se taticamente o time naturalmente não teve o entrosamento necessário, a equipe compensou com muita entrega e vitalidade. A média de idade do Corinthians foi de 23,5 anos.
O Timão se comportou em um 4-3-3 e tinha como missão furar o bloqueio defensivo do Universitario, que montou uma linha de cinco na defesa. A escalação inicial proposta por Luxemburgo apontava um time leve, com Giuliano como primeiro volante para qualificar a saída de bola e jovens envolventes, como Matheus Araújo, Adson, Guilherme Biro e Pedro.
Com 66% de posse de bola e 15 finalizações, a vitória pelo placar mínima foi merecida. O Corinthians cedeu apenas cinco chutes ao adversário e foi eficiente com a vantagem numérica, já que Alex Varela foi expulso por volta dos 30 minutos do segundo tempo. O fator Renato Augusto, que entrou em campo na reta final, também foi determinante, já que o camisa 8 muda as dinâmicas ofensivas da equipe com sua cadência e bom posicionamento.
A notícia negativa fica por conta de Pedro, que começou bem o jogo, chamando faltas, mas saiu lesionado ainda na primeira etapa por conta de uma entrada nas costas. O jovem não era relacionado há três partidas e tinha uma chance de ouro para fazer sua primeira grande exibição pela equipe profissional.
Difícil usar esse jogo como parâmetro para o restante da temporada, mas Luxemburgo aproveitou para realizar alguns testes que podem ser interessantes em outros contextos. Maycon entrou em campo para atuar na lateral esquerda e Adson se posicionou como meio-campista, e não na beirada. Giovane teve seus minutos, novamente atuando como ponta.
Com a lição de casa feita na Sula, o foco volta a ser por inteiro na Copa do Brasil. Com o retorno dos titulares, o Corinthians enfrenta o América-MG, no próximo sábado, pela volta das quartas de final. O Timão precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença na Neo Química Arena para avançar de fase.
Fonte: www.gazetaesportiva.com