Para fomentar a participação popular, o Ministério da Saúde acaba de disponibilizar três novas consultas públicas. Tratam-se de recomendações preliminares sobre periodontite, que vão compor um conjunto de 22 diretrizes para auxiliar profissionais de saúde bucal que trabalham na atenção primária. As contribuições podem ser feitas até 5 de agosto.
Os temas, bem como os links de acesso para cada documento consultado, são:
1- Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento da Periodontite estágios I-III (VOLUME 1) – Abordagem periodontal não cirúrgica
2- Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento da Periodontite estágios I-III (VOLUME 2) – Reintervenção após abordagem periodontal não cirúrgica
3- Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento da Periodontite estágios I-III (VOLUME 3) – Manutenção periódica preventiva
A periodontite é considerada uma doença inflamatória dos tecidos periodontais de suporte do dente (parte interna da gengiva e osso ao qual o dente está ligado), ocasionada pelo acúmulo crônico de biofilme (película viscosa e incolor formada por bactérias e restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva). Essa é a 6ª condição crônica mais prevalente no mundo, ou seja, tem alta prevalência na população. As diretrizes visam a orientar sobre a execução do melhor tratamento, baseadas em evidências, e com foco no papel dos profissionais da atenção primária à saúde (APS).
O público-alvo principal são cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal da APS, mas gestores, pesquisadores, estudantes e qualquer pessoa interessada também pode participar. As contribuições devem ser enviadas exclusivamente pelos formulários online. Para participar das consultas, clique aqui.
Histórico
Esta proposta é liderada pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, em parceria com o Global Observatory for Dental Care (Godec), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O resultado será uma publicação com a versão final das 22 diretrizes.
Os 11 temas que já passaram por consulta pública são:
- Tratamento conservador de polpa em dentes decíduos;
- Restaurações de lesões cervicais não cariosas;
- Tratamento em pacientes oncológicos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço e/ou quimioterapia;
- Manejo de lesões profundas;
- Higiene bucal na infância;
- Tratamento da gengivite;
- Tratamento de traumatismo em dente decíduo;
- Tratamento de traumatismo em dente permanente;
- Detecções de desordens orais e câncer de boca;
- Manejo de ausências dentárias posteriores;
- Tratamento odontológico em gestantes (diretriz publicada, versão final).
SERVIÇO
Consulta pública: Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento da Periodontite estágios I-III (VOLUMES 1-3)
Prazo: 5/7 a 5/8/2023 (um mês)
Tempo de resposta para cada volume: 5 a 10 minutos
Acesse os formulários
Fonte: aps.saude.gov.br