Neste domingo, dois times que viveram momentos conturbados recentemente, mas por motivos diferentes, se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro. Isso resume o clássico entre Botafogo e Vasco, que se enfrentam pela 13ª rodada da competição. O jogo, que acontecerá a partir das 16h (de Brasília), terá o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, como palco e terá transmissão do canal Globo, para o Rio de Janeiro, e do canal Premiere, para todo o país.
Apesar de estar na liderança do Brasileirão com 30 pontos, o Botafogo viveu momentos conturbados por conta da saída do técnico Luís Castro. Para piorar, no meio de semana, empate por 1 a 1 com o Magallanes, do Chile, vai forçar o time a jogar os playoffs da Copa Sul-Americana, por uma vaga nas oitavas de final. Um turbilhão de acontecimentos que fez cair no esquecimento o triunfo de 1 a 0 sobre o Palmeiras na rodada passada.
O Vasco também vem de vitória. O 1 a 0 sobre o Cuiabá na última segunda-feira trouxe um pouco de paz ao cruzmaltino, que quebrou sequência de dez jogos seguidos sem vencer. Mas com nove pontos, o Vasco segue na zona de rebaixamento.
William Batista, treinador interino do Vasco, sabe a importância deste clássico para dar mais confiança ao grupo. A última vez em que os cruzmaltinos venceram um clássico e duas partidas seguidas foi em março, pelo Campeonato Carioca, quando engataram sequência de cinco vitórias seguidas, com triunfo sobre Flamengo e Botafogo.
“Conseguimos o primeiro objetivo diante do Cuiabá, mas a caminhada é longa. Agora é tentar uma vitória em um clássico, o que seria muito importante neste nosso momento na competição”, disse o interino.
Apesar do momento conturbado, os jogadores do Botafogo garantem foco no campo e bola. A equipe anunciou nesta sexta-feira a saída do técnico Luís Castro, apenas dois dias antes do clássico.
“O mais importante são o Botafogo e a torcida”, disse o artilheiro Tiquinho Soares.
Do lado do Vasco, o volante Jair, com dores na coxa direita é dúvida. Assim o argentino Matías Galarza fica de precaução. Desfalque certo é o atacante Gabriel Pec, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Pedro Raul deve ficar com a vaga após se recuperar de desgaste muscular.
O Botafogo não tem suspensos. Assim a tendência é que seja mantida a base que derrotou o Palmeiras na rodada passada. Apesar disso a escalação do Glorioso só deverá ser confirmada minutos antes do confronto. O time deve ser dirigido pelo interino Lucio Flavio.
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de julho de 2023 ( Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
BOTAFOGO: Lucas Perri, Rafael, Víctor Cuesta, Adryelson e Hugo; Tchê Tchê, Marlon Freitas e Eduardo; Júnior Santos. Tiquinho Soares e Víctor Sá
Técnico: Lucio Flavio
VASCO: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton; Jair (Matías Galarza), Marlon Gomes e Alex Teixeira; Rayan, Pedro Raul e Figueiredo
Técnico: Willian Batista
Fonte: www.gazetaesportiva.com