Objetivo é valorizar os servidores e fomentar soluções inovadoras para garantir o melhor atendimento à população
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (21.06), o Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, com objetivo de estimular a cultura da eficiência no serviço público em benefício dos cidadãos.
“Queremos estimular e ampliar o espírito de eficiência e da busca pela inovação dentro do serviço público. Tudo o que fazemos dentro do Governo tem um único objetivo, que é atender o cidadão e a sociedade. Não há nenhuma atividade que não seja impactada pela atuação do Governo e seus servidores, e, por isso, nosso objetivo é tornar o Estado mais eficiente, por meio dos nossos servidores. A premiação é uma forma de chamar a atenção para essa causa”, destacou.
“Sob a gestão do governador Mauro Mendes, estamos sempre buscando ações que tenham robustez e impacto para a sociedade e assim criamos este prêmio, que é inovador. Nunca foi feito algo dessa envergadura no Estado de Mato Grosso e, em nível de Brasil, é o prêmio mais robusto, que paga maior premiação e tem o maior nível de exigência nas categorias”, acrescentou.
A defensora pública-geral do Estado, Maria Luziane Ribeiro, parabenizou o Governo de Mato Grosso pela iniciativa, e afirmou que a busca pela eficiência resulta na melhor prestação do serviço ao cidadão.
“Vemos, hoje, um Estado moderno, que pensa lá na frente e, mais ainda, que quer bons resultados para o cidadão. Essa visão de administração do Governo do Estado é fantástica, porque o papel do Estado é entregar mais e melhor para o cidadão. A busca pela eficiência é extremamente importante e o cidadão precisa disso”, manifestou.
“O que o cidadão espera do poder público é eficiência, e isso o governador Mauro Mendes sempre incentivou. Agora o Governo do Estado está incentivando financeiramente, materializando o incentivo para que a gente consiga instalar no poder público um diferencial, que é essa cultura de inovação e eficiência, e que está conectado com os anseios da população”, enfatizou.
O Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas contará com três categorias, sendo elas: transformação digital, redução de custos/melhoria de receitas, e satisfação do cidadão e do servidor. As inscrições dos projetos vão do dia 10 de julho a 31 de agosto.
A premiação contará com três etapas de avaliação, cujos critérios serão publicados no dia 4 de julho. O resultado final do prêmio será conhecido no dia 12 de dezembro.
LabSin
O evento também marcou o lançamento do laboratório de inovação do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas do Poder Executivo (LabSin), que será construído na Seplag.