Mesmo se for encontrado, submarino desaparecido que levava turistas ao Titanic pode não ter sobreviventes

Mesmo se for encontrado, submarino desaparecido que levava turistas ao Titanic pode não ter sobreviventes
Compartilhar

De acordo com The Associated Press, o resgate só pode ser feito por maquinas, levaria muito tempo e o ar da embarcação desaparecida é escasso
Equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá intensificaram, nesta terça-feira (20), as buscas para encontrar o submarino desaparecido com cinco pessoas no Oceano Atlântico. O equipamento sumiu na manhã de domingo (18) quando estava em uma missão turística para observar os destroços do transatlântico Titanic.

Entre os tripulantes, estão dois passageiros, Paul Henry Nargeolet, ex-comandante da marinha francesa, mergulhador profundo e piloto de submersível, e Stockton Rush, presidente executivo e fundador da OceanGate Expeditions, empresa que organizou a missão aos destroços do Titanic. As informações são do jornal The Guardian

O outro tripulante é Hamish Harding, uma das cinco pessoas a bordo do navio turístico desaparecido. Harding detém três recordes mundiais do Guinness, incluindo a maior duração em profundidade do oceano por um navio tripulado quando, em março de 2021, ele e o explorador oceânico Victor Vescovo mergulharam na profundidade mais baixa da Fossa das Marianas.

Apesar de o mundo todo estar de olho neste desaparecimento, as notícias mais recentes parecem ser não tão promissoras. Isso por que o The Associated Press (APNews) informou, há pouco, que o tempo de oxigênio no submarino desaparecido é temporário, podendo durar apenas até está quinta-feira (22). Além disso, mesmo que o equipamento seja encontrado, devido a grande profundidade da região pode demorar muito para ser resgatado.

Ainda conforme a APNews informou, resgatar uma embarcação em um local tão profundo é possível apenas com máquinas e isso demoraria muito. É uma corrida contra o tempo. Em uma reportagem da BBC, por exemplo, um jornalista que viajou a bordo do mesmo submarino de turismo em outra ocasião, diz que é impossível para as pessoas que estão dentro da embarcação escapar sem ajuda externa.

O profissional explicou que os passageiros ficam “selados” dentro da cápsula principal por vários parafusos que são colocados do lado de fora e precisam ser removidos por uma equipe externa. “Não há backup, não há cápsula de escape […] É chegar à superfície ou morrer”, afirmou.

Sobre o Titanic, o nvaio, um dos mais conhecidos do mundo, atingiu um iceberg em sua viagem inaugural e afundou no Oceano Atlântico Norte em abril de 1912, matando mais de 1.500 pessoas. Os destroços, descobertos em 1985, estão divididos em duas partes no fundo do oceano, cerca de 4 quilômetros abaixo da superfície, a sudeste da província canadense de Newfoundland.

Mais recentemente, passeios privados caros foram oferecidos aos turistas, permitindo que as pessoas vissem os destroços de perto. Isso por que, em breve, o navio naufragado desaparecerá por conta da ação do tempo no fundo do mar.

Fonte:    diariodegoias.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %