Desde 2019, quando o Santos comandado por Jorge Sampaoli foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, o Peixe nunca mais teve um começo de Brasileirão tranquilo. Naquele ano, nas dez primeiras rodadas foram sete vitórias, dois empates e uma derrota, somando 23 pontos conquistados.
Nesta temporada, atualmente na décima rodada do Brasileirão, o Santos tem três vitórias, quatro empates e três derrotas, totalizando 13 pontos apenas e colocando o clube na 13ª posição, fora da zona de classificação para a Sul-Americana.
Nas atividades do segundo período de treinamentos desta sexta-feira. 🐳 pic.twitter.com/XMW9shi8TU
— Santos FC (@SantosFC) June 16, 2023
Na temporada passada a campanha era idêntica à essa altura do campeonato, mas, com os mesmos 13 pontos, o Santos estava em décimo lugar. Naquela época, o treinador do Alvinegro Praiano era o argentino Fabián Bustos, que viria a cair pouco menos de um mês depois.
Já nas duas temporadas anteriores, em 2021 e 2020, o peixe foi ligeiramente melhor e chegou à décima rodada com 15 pontos em ambas as oportunidades, com quatro vitórias, três empates e três derrotas. Nos dois casos o Santos alcançou a sétima colocação com esta pontuação.
Em 2020, quem comandava o Alvinegro na décima rodada era o técnico Cuca, que levou a equipe até a decisão da Libertadores e depois deixou o Santos ao final da temporada.
Entre a saída de Cuca em fevereiro de 2021 e a décima rodada do Brasileirão, em julho, três técnicos passaram pelo comando do Santos: Marcelo Fernandes, Ariel Holan e, por fim, Fernando Diniz, que treinava o Peixe na décima rodada daquele ano.
O Santos volta a campo na próxima quarta-feira para tentar se afastar de mais um começo medíocre de Brasileirão. O Peixe recebe o Corinthians, às 20 horas (de Brasília), na Vila Belmiro.
Fonte: www.gazetaesportiva.com