Muitas vezes, as instituições de conselho podem ser pouco conhecidas ou sub-representadas, mesmo sendo responsáveis por regulamentar e garantir a qualidade dos serviços e práticas na área da saúde. O marketing eficaz pode ajudar a divulgar a importância do conselho, seus objetivos, funções e benefícios para os profissionais e para a sociedade como um todo.
Cada conselho tem suas próprias atribuições e responsabilidades, mas todos têm como objetivo principal a regulamentação, fiscalização e defesa dos interesses dos profissionais de sua área de atuação.
Para entender, eles são segmentados pelas suas áreas e atuações: Conselho Federal/Ordem, que são órgãos responsáveis pela regulamentação e fiscalização do exercício profissional em determinada área. Eles têm jurisdição nacional e estabelecerão as normas, diretrizes e código de ética que os profissionais devem seguir, tais como.Conselho Federal de Medicina (CFM), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), entre outros.
Ainda existe Conselho Regional, que são entidades regionais que atuam em conjunto com o conselho federal/ordem, porém com abrangência geográfica limitada a uma determinada região. Eles têm como objetivo principal fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão em seu respectivo estado ou região. Por exemplo, temos o Conselho Regional de Medicina (CRM), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional (OAB-SP) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Para os interesses dos profissionais são criados os conselhos de classe, e a responsabilidade de zelar pela conduta ética são criados os conselhos de ética. Tudo isso, pode sim estar ligado ao marketing.
Além disso, o marketing pode ser fundamental para o desenvolvimento de programas de educação continuada e treinamentos oferecidos pelo conselho. Essas atividades visam aprimorar as habilidades dos profissionais, mantendo-os atualizados sobre as últimas pesquisas, práticas e tecnologias. O marketing digital pode ser utilizado para promover esses programas, alcançando um grande número de profissionais e incentivando sua participação ativa.
Abrangendo a área da saúde, a confiança é um fator essencial, e o marketing pode desempenhar um papel crucial na construção e manutenção dessa confiança. Através de estratégias de comunicação e branding, o conselho pode transmitir sua missão, valores e compromisso com a excelência. O marketing também pode ser utilizado para compartilhar histórias de sucesso, depoimentos de profissionais beneficiados pelo trabalho do conselho e informações relevantes que demonstrem o impacto positivo da instituição na área da saúde.
Além disso, o marketing digital permite uma comunicação mais direta e interativa com os profissionais e o público em geral. Através das redes sociais, blogs, newsletters e outras plataformas digitais, o conselho pode fornecer informações atualizadas, responder a perguntas, receber feedback e estabelecer um diálogo contínuo com seu público. Essa interação fortalece a relação entre a instituição e os profissionais, promovendo um senso de pertencimento e colaboração.
O marketing desempenha um papel crucial na construção e desenvolvimento de uma instituição de conselho relacionada à área da saúde. Através de estratégias de marketing eficazes, é possível promover a conscientização, engajamento e confiança dos profissionais e do público em geral, garantindo o sucesso e a relevância do conselho na área da saúde.
Jornalista e Chief Marketing Officer