Nos primeiros 40 dias de gestão da MT Par, a Concessionária Nova Rota do Oeste já recuperou 90 quilômetros de faixa da BR-163, entre Cuiabá e Sinop. As obras são referentes às cinco ordens de serviços assinadas pelo governador Mauro Mendes, um dia após a troca de controle acionário da empresa. Ao todo, são investidos mais de R$ 202 milhões nesta etapa de obras que deve ocorrer até dezembro deste ano.
As recuperações funcionais e estruturais ocorrem simultaneamente em cinco pontos distintos da BR-163/364 e rodovia dos Imigrantes, aproveitando o período seco para entregar ao motorista uma pista mais segura e confortável para trafegar, alcançando o padrão de qualidade determinado em contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
No norte da BR-163 são executadas duas frentes de recuperação. Uma equipe trabalha em Sorriso, onde os serviços são realizados no eixo principal da BR-163 e já contemplaram 24 quilômetros de faixa, entre o km 759 e o km 780, atacando os pontos críticos dos sentidos sul e norte.
Em Nova Mutum, segunda frente de recuperação funcional da BR-163, foi concluída a manutenção da pista de todo o perímetro urbano do município, do km 593 ao km 601 da BR-163, abrangendo os dois sentidos da pista. Com a finalização desta primeira etapa de recuperação, a frente de obras passou a atuar no eixo principal da BR-163 a partir do km 604 e atualmente trabalha no km 614. Neste segmento, as equipes recuperaram um total de 27,6 quilômetros de faixa de rodovia.
A travessia urbana de Várzea Grande também teve a recuperação funcional concluída. O trecho faz parte da rodovia dos Imigrantes (BR-070), que também recebe obras desde 5 de maio e já teve mais de 27 quilômetros de faixa recuperados. A rodovia dos Imigrantes abrange Cuiabá e Várzea Grande. Neste segmento, a Nova Rota do Oeste realizará dois serviços distintos, de acordo com a necessidade de cada local: recuperação funcional (em 23 quilômetros da pista, o equivalente a 46 quilômetros de faixa) e recuperação estrutural (em 5 quilômetros de rodovia, ou seja, 10 quilômetros de faixa, onde há necessidade de uma intervenção mais profunda).
Fonte: odocumento.com.br