Robson Junior Jardim dos Santos, o ‘Sicredi’, liderança de uma facção criminosa atuante em Mato Grosso, é alvo da segunda fase da Operação Recovery, deflagrada pela Polícia Civil de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), na manhã desta quarta-feira (14), para investigar homicídios ocorridos na cidade. Polícia acredita que ele está envolvido em pelo menos 100 mortes ocorrida em Sorriso nos últimos 5 anos.
De acordo com as informações da assessoria de imprensa do órgão, estão sendo cumpridos 7 ordens judiciais, entre prisão e busca e apreensão nas cidades de Ipiranga do Norte, Macaé e Rio de Janeiro (RJ).
Sicredi já está preso no Rio. Ele responde por tráfico, roubos, homicídios, organização criminosa e já soma 6 condenações só na Justiça de lá. Sob a sua liderança, a facção cometeu vários homicídios em Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã.
Outro alvo é Priscila Moreira Janis. Ela tem extensa ficha criminal, além de 3 condenações por tráfico de drogas porte e posse de arma de fogo e receptação. Ela ainda é investigada por um homicídio qualificado em Sorriso.
Polícia aponta nas investigações que Sicredi e Priscila estão envolvidos em pelo menos 100 homicídios que foram registrados em Sorriso desde 2019. Também são alvos Jonas Rodrigues da Silva Neto, o ‘Zeka Urubu’ e Luan de Souza Barbosa, o ‘Bradock’. Os dois são responsáveis por mortes registradas em Ipiranga do Norte.
A operação
Conforme a polícia, na primeira fase da operação, deflagrada em março deste ano, os investigadores chegaram até os membros da facção, formada por traficantes de Sorriso. Na época, eles cumpriram 94 mandados judiciais.
Em Abril, foram concluídos os inquéritos, que resultou no indiciamento de 42 criminosos por tráfico, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.
O cumprimento das ordens judiciais no Rio de Janeiro conta com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil fluminense. (Com assessoria)
Fonte: www.gazetadigital.com.br