Na pauta do 25° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal está o alinhamento do grupo sobre a Cúpula da Amazônia, além de temas como economia verde e a criação das Câmaras Setoriais de Agricultura e Economia Verde e Câmara Setorial de Cultura
Nos próximos dias 14, 15 e 16, o Governo de Mato Grosso sedia no Palácio Paiaguás o 25o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O evento reunirá os governadores e pessoal técnico dos estados do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Maranhão, Tocantins, além de Mato Grosso, secretários de estado e outras autoridades.
Está confirmada ainda a presença de convidados externos como Sérgio Suchodolski (CEBRI); da cientista norte americana Frances Seymour que é especialista em florestas tropicais e mudanças climáticas; Tadeu Alencar (SNSP/MJSP); e de Melina Risso, do Instituto Igarapé.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Durante o Fórum, serão debatidos uma série de temas relacionados com os interesses comuns dos nove estados da região. No encontro, os governadores formularão a Carta de Cuiabá, endereçada ao Governo Federal, com posicionamento do grupo sobre a Cúpula da Amazônia, que deve ocorrer neste segundo semestre do ano e irá reunir presidentes dos países com os quais o Brasil compartilha a Amazônia como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
A iniciativa da Cúpula da Amazônia é do Governo Federal e deve propor, além do resgate da pauta da preservação com desenvolvimento da região, a cooperação entre países, o fortalecimento dos países da região no debate sobre a floresta nos fóruns internacionais, além de preparar os participantes para a Cop-30, em 2025 que também acontecerá no Brasil, na cidade de Belém, no Pará.
A Cúpula da Amazônia deverá ser organizada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica(OTCA), organismo que teve seu papel esvaziado pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
O Fórum de Governadores terá início na quarta-feira,14, às 10h, com a 2a Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Consórcio Amazônia Legal. O encontro debate a criação das câmaras setoriais de Agricultura e Economia Verde, e Cultural, além da composição dos novos conselheiros fiscais.
À tarde, das 14h às 18h, são realizadas, simultaneamente, duas agendas: a dos presidentes dos Institutos de Terra da Amazônia Legal, que se reúnem com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e a dos secretários de Agricultura da Amazônia Legal.
Na quinta-feira,15, serão realizadas, pela manhã, uma oficina técnica sobre compras compartilhadas da Saúde e Segurança Pública, e a reunião das câmaras setoriais de meio ambiente, agricultura, segurança pública e dos Institutos de Terra.
Das 14h às 16h ocorrem as oficinas de contribuições para a Carta da Amazônia, e a continuação da reunião das câmaras setoriais iniciada pela manhã.
Já no último dia,16, pela manhã, os governadores se reúnem em Assembleia Geral e deliberam sobre os eventos da agenda Pan-Amazônia e validam a Carta de Cuiabá, com o posicionamento sobre a Cúpula da Amazônia. Os governadores também vão referendar a nomeação de Marcello Brito como secretário executivo do Consórcio Amazônia Legal, e a criação das câmaras setoriais de agricultura e economia verde, e de cultura.
Ao final, o governador Mauro Mendes, anfitrião do Fórum, e o presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, governador do Pará, atenderão a imprensa credenciada.
Fonte: copopular.com.br