MT: ‘VIOLÊNCIA POLÍTICA’: Deputada cita ‘ataques’ e sai em defesa de Edna Sampaio

MT:   ‘VIOLÊNCIA POLÍTICA’:   Deputada cita ‘ataques’ e sai em defesa de Edna Sampaio
Compartilhar

 

 

A deputada estadual carioca Renata Souza (PSOL-RJ) utilizou as redes sociais para manifestar apoio à vereadora Edna Sampaio (PT-MT). A parlamentar responde a um processo disciplinar que pode levar à cassação da parlamentar pela denúncia de uma suposta “rachadinha” na Câmara Municipal da Capital.

Leia também – Ex-juiz encabeça defesa de vereadora denunciada por rachadinha

“Quero aqui deixar o meu apoio à vereadora Edna Sampaio. Edna eu conheci na luta e todo o seu mandato coletivo é organizado a partir dos movimentos de mulheres, movimento negro, todos aqueles e aquelas que lutam pelos direitos humanos. Hoje, a Edna é vítima de fake news, informações mentirosas que querem desabonar sua conduta enquanto vereadora de Cuiabá. Mas a gente está aqui sabendo que Edna também é resistente e que todos os movimentos estão a favor da Edna em sua luta. Eles não vencerão. Eles passarão e, obviamente, a gente passará de cabeça erguida e punho cerrado”, diz ela.

Outro parlamentar carioca recentemente manifestou apoio, o vereador do município de Quatis (RJ), Willian Carvalho, defensor dos direitos do público LGBTQIA+, mulheres vítimas de violência, comunidades rurais e quilombolas.

“Edna está sofrendo uma série de ataques de setores conservadores de sua cidade no exercício de seu mandato. Quero dizer a você, Edna, com todo o carinho, não perca seu brilho, sua altivez, você é muito potente e nós continuaremos marcando posição para avançar na representatividade e na execução de nossos mandatos”, disse ele.

Recentemente, Edna também recebeu o apoio de uma das principais lideranças da luta LGBTQIA+ do país, a ativista Symmy Larrat, mulher trans convidada pelo governo Lula a assumir a Secretaria Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+.

Outro apoio veio da professora Iêda Leal, coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) e atual Secretária de Gestão do Sistema de Promoção da Igualdade Racial.

Em nível local, também já manifestaram apoio à parlamentar a presidente do diretório municipal do PT em Pedra Preta, Lianda Batista, e o vereador daquele município pelo partido, Klebis Marciano.

Também se manifestaram a favor da parlamentar lideranças de movimentos sociais como a professora e advogada Thaís Brazil, várias eleita rainha da Parada da Diversidade de Mato Grosso e militante LGBTQIA+, e João Victor Fos Kersul de Carvalho, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingida pela Hanseníase e da RedUniversitária do Combate à Hanseníase.

Além de pesquisadoras, como Dejenana Campos, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira do Instituto Federal de Mato Grosso Maria Dimpina Lobo Duarte (NUMDI) e Eliane Julkovski, estudiosa de Política Social do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fonte:    gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %