MT: Janaina diz que será imparcial em comissão de ética, mas reforça que AL não aceitará preconceito de Cattani: “não vai passar em branco”

MT:  Janaina diz que será imparcial em comissão de ética, mas reforça que AL não aceitará preconceito de Cattani: “não vai passar em branco”
Compartilhar

 

 

Presidente interina da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) será uma das integrantes da Comissão de Ética que vai analisar a possível quebra de decoro contra o colega parlamentar, Gilberto Cattani, por ter feito falas discriminatórias contra mulheres ao compará-las com vacas.

“Eu tenho dito pros deputados, eu acho que a gente tem que ir pra essa comissão sabendo que algo precisa ser feito, que seja algo pedagógico pra que não aconteça novamente, especialmente isso. Eu acredito que precise ter alguma punição? Sim. Então isso não vai passar assim em branco. Até porque o que nós queremos fazer é demonstrar que a Assembleia Legislativa já virou essa página que cabe mais preconceito com relação a mulher, discriminação ou misoginia”, disse a deputada.

Janaina Riva reforçou que o trabalho dela e dos demais parlamentares que estarão na comissão será tranquilo sem “crucificar” ninguém. “Não vamos ficar crucificando o deputado, mas nós queremos que ele reconheça o erro de falar e comparar mulheres com a vaga”.

A presidente da AL chamou atenção para falas ditas por parlamentares, ao qual segundo ela não deveria fazer parte do papel de qualquer político que está em um cargo eletivo. “Pra Assembleia é representatividade é de todos os cidadãos do estado. Qualquer cidadão que se sentir ofendido por uma fala do deputado, qualquer que seja o deputado, ele tem o direito de acionar a assembleia e a assembleia faz análise no caso do deputado Cattani. Eu quero ir pra comissão porque sou mulher e quero ouvir a OAB, a defensoria, as mulheres todas pra que a gente possa tomar uma decisão ali em conjunto com os deputados’, declarou.

“Não é só um pedido de desculpa e acabou o problema. Não dá pra você fazer isso e não acontece de novo. A gente sabe que é assim. É assim em tudo. A presença, a presença das mulheres, a petição influencia a vacina. Olha, a presença é importante porque assim, algo que não incomoda, não precisa ser tomado nenhuma medida, né? Então, essa demonstração das mulheres exigiu e que existiu constrangimento com relação a fala, ela é importante pra assembleia, né?”.

Nesta quarta-feira (7), um grupo de manifestantes protestou dentro do plenário da Casa de Leis contra o aborto. Pauta ao qual Cattani se referia quando fez a fala preconceituosa. Para Janaina, os assuntos são distintos e não podem ser misturados.

“Hoje eu soube que tem também aqui uma manifestação contra o aborto. Aqui na Assembleia os vinte e quatro deputados são contra o aborto. Então assim tão querendo misturar os assuntos, a gente tem que separar. Uma coisa é a pauta do aborto que é legítimo, outra coisa é xingar a mulher de vaca e a outra coisa que isso não é legítimo”, pontuou.

Fonte:  odocumento.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %