MT: DISCUSSÃO NA AL: CCJ defende derrubada da maioria dos vetos do governo

MT:  DISCUSSÃO NA AL:  CCJ defende derrubada da maioria dos vetos do governo
Compartilhar

 

 

Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) manifestou pela derrubada da maioria dos vetos do governador Mauro Mendes (União) aos projetos aprovados pela Casa de Leis.
Durante a sessão desta terça-feira (6), os parlamentares defenderam que 17 dos 18 vetos do chefe do Executivo sejam derrubados pela Casa de Leis.

Leia também – Edna não apoia derrubada de homenagem de deputado que ofendeu mulheres na AL

Entre os projetos vetados, está o PL que dispõe sobre a criação da chamada a “Patrulha Henry Borel”, que deve garantir a proteção a crianças vítimas de violência. O governador justificou que o texto estabelece atribuições que seriam de competência da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança Pública.

A matéria é de autoria da deputada Janaína Riva (MDB) e cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente por meio do patrulhamento da Polícia Militar.

Também foi vetado o PL que estabelece o direito à gratuidade do transporte público para mãe lactante que tenha filho prematuro internado em Unidade de Tratamento Intensivo (UIT) neonatal. O PL 741/2021 é de autoria do ex-deputado Dr. Gimenez (União) e foi apresentado na legislatura passada.

Divergindo do relator, os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Júlio Campos e Thiago Silva (MDB) derrubaram o Veto 51/2023 ao Projeto de Lei 676/2019 e garantiram que as pessoas com acromatose, doença popularmente conhecida como albinismo, tenha atendimento prioritário à consultas com médicos dermatologistas e oftalmologistas.

O deputado Diego Guimarães destacou a relevância do atendimento prioritário a este grupo de pessoas que são mais vulneráveis à algumas doenças, como câncer de pele e problemas nos olhos. “A lei vai garantir um atendimento célere e assim ajudar a prevenir doenças da pele que podem acometer essas pessoas. Votamos por entender que é uma iniciativa boa e nós da CCJR trabalhamos para dar o respaldo jurídico ao projeto”, afirmou o parlamentar.

Fonte:  gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %