Presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaina Riva (MDB), e Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) sinalizaram que devem adotar medidas contra o deputado Gilberto Cattani (PL), após novo vídeo no qual parlamentar ironiza fala sobre mulheres.
Publicação mais recente do parlamentar ganhou espaço nas redes sociais ao longo desse final de semana. No vídeo, deputado bolsonarista aparece se “desculpando” com vacas em tom de ironia após fala anterior na qual comparou a gestação de mulheres à dos bovinos.
Em nota, presidente em exercício lamentou a postura do deputado por tratar pautas femininas “com tanta banalização e deboche, demonstrando o quanto ainda temos que avançar em políticas públicas que combatam a misoginia e o preconceito”. Veja comunicado na íntegra no rodapé da matéria.
Também em nota, OAB repudiou a “postura desrespeitosa” do deputado, que não seria condizente com o cargo que Cattani ocupa. Além disso, instituição apontou que a Comissão da Mulher Advogada estuda medidas judiciais e administrativas contra o parlamentar. Comunicado disponível no rodapé.
Polêmica em torno do deputado teve início após reunião de abertura da Frente Parlamentar Contra o Aborto – Pró-Vida. No encontro, Cattani comparou a gestação de mulheres à das vacas como forma de fomentar o discurso contrário ao aborto.
Posteriormente, parlamentar gravou vídeo com a esposa, que mugia a fim de ironizar a repercussão negativa sobre a fala. E, por último, nova gravação mostra o deputado se “desculpando” com vacas pela comparação.
Leia também – Polícia investiga acusado de aplicar golpes em vítimas de Cuiabá
“Meninas, eu quero que vocês fiquem sabendo que eu nunca comparei a gestação de vocês com a de qualquer outro animal ou qualquer coisa nesse sentido. Isso foi uma questão que a mídia colocou como se tivesse comparado vocês e denegrido vocês. E a mídia colocou como se tivesse comparado com as feministas”, disse.
Fonte: gazetadigital.com.br