Cultura chama a sociedade para colocar em cena toda sua capacidade de agir e transformar Pontal do Paraná.
No dia 26 de maio, sexta feira, às 19h, na Casa da Cultura, a Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura realizou a 3´Conferencia Municipal de Cultura. O evento foi presencial, com o objetivo de possibilitar a participação de artistas, gestores, intelectuais, jornalistas e comunidade indígena, caiçara, afro descendente.
Em um primeiro momento os municípios fazem a Conferencia Municipal de Cultura, posteriormente acontece a Conferencia Estadual de Cultura e por fim será realizada a Conferência Nacional de Cultura.
Segundo o SECRETÁRIO MUNCIPAL DE CULTURA ESPORTE LAZER E JUVENTUDE João Carlos Marcon, a conferência é uma ação que visa propiciar uma oportunidade de diálogo entre os artistas, os produtores culturais e os fazedores de cultura com o município com a finalidade de analisar a conjuntura política do município e dar espaço para que a sociedade civil faça propostas de diretrizes e dê sua opinião, assim ajudando a formular políticas públicas municipais.
“Nossa gestão, sempre teve um bom diálogo com os artistas pontalenses e com os produtores culturais. Nós sempre deixamos as portas abertas para recebê-los e ouvi-los. Essa conferência de cultura é uma oportunidade de ampliar esse diálogo, de forma aberta e livre, em parceria com todos os interessados em contribuir com a política cultural do município”, disse o diretor de cultura.
Leonardo Ferreschi , ator, produtor, professor e representando a Secretaria Estadual de cultura disse: “A Conferência é um momento fundamental do processo de participação social e da democracia. Ela contribui, ativamente, com reflexões, rumos e propostas que norteiam as políticas culturais da cidade. Nesse momento, ela torna-se ainda mais importante diante dos desafios e todas as dimensões da vida social e, justamente por isso, convidamos a sociedade a refletir conosco. Assim como mencionou o Secretario Marcon, reforço o registro da presença do jornalista, compositor e grande agitador cultural que é do Fórum Permanente de Cultura do Paraná, Cláudio Ribeiro, demonstração clara do sucesso de nossa conferencia”
Vale destacar que, todo esse diálogo é voltado para dois temas principais, são eles: Plano Municipal de Cultura e a Lei Paulo Gustavo.
Cláudio Ribeiro – jornalista, compositor e representante do Fórum Permanante de Cultura e dirigente estadual do PCdoB, disse – Em um mundo conturbado, permeado pelo individualismo, desagregado nas relações de trabalho e comunidade, que promove competitividade, egoísmo e disputa entre as pessoas, só a Cultura pode salvar e reestabelecer relações e laços de solidariedade, respeito… Lembrar sempre que Cultura e Turismo são grandes fontes de trabalho e renda. Faço de público duas sugestões: 1) que tenha em cada documento das variadas manifestações artísticas aqui, um brado para a criação da Secretaria Municipal de Cultura
2) que façamos nesse coletivo o lançamento do Fórum Municipal de Cultura.”
Como ficou claro pelo grande número de participações e falas, não há mais tempo a perder! Há que chamar a sociedade para colocar em cena toda sua capacidade de agir e transformar o mundo. Pelo bem das pessoas, pelo bem de Pontal do Paraná, pelo bem do Paraná e do Brasil.
Ficou acertado que o professor Fábio Peixoto faria a arrigementacão dos nomes para compor o Fórum Municipal de Cultura.
Fonte: brasilcultura.com.br