Progressistas tem expectativa de lançar candidaturas próprias nas principais cidades do estado.
O deputado estadual Paulo Araújo, presidente estadual do Partido Progressista em Mato Grosso, anunciou na noite dessa quarta-feira (17), a formalização do rompimento do partido com a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A movimentação já vinha sendo ensaiada há algum tempo, mas agora foi formalizada.
A decisão foi anunciada após reunião do diretório municipal do partido em Cuiabá. Também ficou definido que o PP terá uma chapa de candidatos a vereadores e um nome próprio na disputa do Palácio Alencastro. Segundo o deputado, a expectativa é fazer entre 3 e 4 cadeiras no Parlamento Municipal.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O meu nome está à disposição, mas nós estamos buscando vários outros nomes que preencham essa prioridade do partido que é termos candidato a prefeito. E a outra orientação que foi dada também é que nós não temos veto a nenhum dos pré-candidatos a prefeito que foram colocados aí. Nem a Botelho, Fabinho, Abílio, Ludio”, disse ao RepórterMT.
Além disso, também ficou acertado que os filiados ao partido deverão entregar os cargos na gestão municipal. Segundo Araújo, o único nome que tem criado resistência a essa definição é o vereador licenciado Marcrean Santos, que atualmente é Secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Emanuel Pinheiro.
“Caso o companheiro entenda que deva permanecer no cargo é um rompimento com a decisão partidária e no primeiro momento a gente vai dar a oportunidade: ‘não tem problema, você pode continuar no cargo, nós estamos dando aqui a sua carta de desfiliação do partido, a anuência que o partido não vai entrar na Justiça pelo seu mandato, mas que você fique aí’. E o último caso, que é o extremo, que seria a expulsão do companheiro que permanecer com a insubordinação partidária. É o caso extremo. Mas nós não vamos ter esse tipo de problema”, disse.
O deputado ainda revelou que os diretórios do interior também estão se movimentando para assegurar participação com nome próprio no pleito do ano que vem. Conforme o parlamentar, o PP deverá ter candidato a prefeito em Tangará da Serra, Campo Novo, Araputanga, Reserva do Cabaçal e Barra do Garças. Além disso, há movimentações para que o deputado Cláudio Ferreira migre para a legenda para disputar a prefeitura de Rondonópolis; um convite semelhante foi feito para o delegado Sergio Araújo seja o candidato do partido em Sinop.
“O povo está achando que a executiva estadual só está discutindo Cuiabá, mas é porque eu faço parte aqui da executiva municipal de Cuiabá. Mas essa discussão está acontecendo onde o progressista tem estrutura partidária”, concluiu.
Fonte: reportermt.com