No mês das mães, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) ressalta que, visitar o dentista regularmente e, fazer o acompanhamento preventivo da saúde bucal é de grande importância no decorrer da vida, mas principalmente, durante a gestação.
A gravidez é um dos momentos mais desafiadores, belos, únicos e singulares na vida das futuras mamães, e o acompanhamento dos cuidados com a saúde bucal, o “pré-natal odontológico”, é um fator decisivo para evitar complicações durante a gestação.
Devido às alterações dos níveis hormonais, entre as mudanças percebidas estão a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda a mucosa bucal, sem contar os impactos emocionais gerados para a gestante.
Além de que, a ausência de cuidados com a saúde bucal da gestante pode resultar em um parto prematuro, baixo peso ao nascer e comprometimento sistêmico por infecções. Por essas razões, durante os nove meses de gestação, o ideal é que a gestante faça o acompanhamento constante com o dentista, com pelo menos uma consulta a cada início de trimestre ou conforme orientação do profissional.
Isso é necessário porque a boca é a porta de entrada para muitas doenças e certos problemas bucais, por isso, essa assistência odontológica também é essencial como medida preventiva ao surgimento de outras doenças, assim como problemas mais graves na gengiva, que podem alcançar a corrente sanguínea e chegar à placenta, estimulando contrações.
No pré-natal odontológico, o Cirurgião-Dentista terá duas abordagens, sendo a primeira focada na saúde bucal da mãe, e a segunda é quando voltada nas orientações para a gestante com relação ao bebê que está esperando.
Diante disso, procure um profissional de confiança e faça o acompanhamento, garantindo assim uma gestação tranquila e saudável.
Fonte: cromt.org.br