Empréstimo junto ao Bird será utilizado em programas para educação e agricultura familiar
O secretário de Fazenda do Estado, Rogério Gallo, deve comparecer à Assembleia Legislativa na próxima semana para prestar esclarecimentos acerca do empréstimo de U$ 180 milhões que o Governo do Estado pretende conseguir junto ao Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (Bird).
Para que possa contrair o empréstimo dolarizado, o Executivo Estadual precisa da autorização do Parlamento de Mato Grosso. O projeto que garante esse aval estava na pauta de votação da sessão ordinária desta quarta-feira (10), mas não foi votado devido à complexidade do tema e a ausência de algumas informações básicas como taxa de juros e número de parcelas.
Diante disso, os parlamentares aprovaram por unanimidade um convite apresentado pelos deputados Júlio Campos (União) e Lúdio Cabral (PT) para que Gallo compareça à Casa de Leis para debater o tema. A sua visita está prevista para a próxima quarta-feira (17), às 9h.
O referido projeto autoriza o governo de Mato Grosso a contrair mais um empréstimo junto ao Banco Mundial no valor de U$ 180 milhões. Deste montante, U$ 100 milhões serão encaminhados ao “Projeto Aprendizagem em Foco Mato Grosso”, vinculado à Secretaria de Estado de Educação, onde são previstas reformas de escolas e a transformação da infraestrutura digital da educação em Mato Grosso.
Os outros U$ 80 milhões serão destinados ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, sendo aplicados no programa “MT Produtivo”.
Fonte: diariodecuiaba.com.br